Reservas são invadidas e desmatadas no Bico do Papagaio, denunciam populares

quinta-feira, 4 de novembro de 2021 às 15:48
481 Visualizações
Reserva desmatada no Bico do Papagaio. Foto: Divulgação.

ARAGUATINS/SÃO SEBASTIÃO – O portal Voz do Bico recebeu uma denúncia sobre supostas invasões na reserva do projeto de assentamento Nova União, em Araguatins, e na reserva Pingo d’Água, em São Sebastião do Tocantins.

As acusações são de que várias pessoas estão entrando nas áreas de preservação ambiental, derrubando árvores e queimando a mata para fazer plantações. Ainda segundo a denúncia, essas são em sua maioria pessoas que já moraram nas regiões citadas há algum tempo, além de outros indivíduos que vivem em cidades vizinhas.

Publicidade

Na Nova União, o presidente da associação de moradores do assentamento estaria sendo ameaçado por ter denunciado o problema para os órgãos competentes. O portal Voz do Bico entrou em contato com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) para saber se algo está sendo feito a respeito da situação. O órgão enviou a seguinte nota:

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informa que fará o levantamento preliminar acerca do fato, para avaliar as medidas cabíveis.

E o Instituto reitera que conta com a colaboração da população e disponibiliza o canal Linha Verde para denúncia de crime ambiental. Os registros podem ser realizados por meio do telefone Linha Verde 0800 063 11 55, de mensagem no Linha Verde Zap (63) 99106-7787 e via internet, no Portal de Serviços do site do Instituto, através do Sigam, no Linha Verde – Denúncia.

Abaixo, um vídeo do projeto de assentamento Nova União.

(Redação Voz do Bico)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook