Entrevista com Cartucho traz reflexões sobre saúde e envelhecimento

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021 às 15:59
389 Visualizações
Cartucho. Foto: Ionnara Lima/VB.

Ele prefere ser chamado apenas de Cartucho e nega-se a relevar sua idade, mas é bastante conhecido em Augustinópolis, principalmente nas rodovias ao redor da cidade, onde diariamente faz suas corridas.

Cartucho trouxe ao portal Voz do Bico algumas reflexões a respeito de sua trajetória com os exercícios físicos e com a experiência de vida. Veja a seguir:

Publicidade

Voz do Bico – Como e quando o senhor começou a praticar atividades físicas?

Cartucho – Desde os 10 anos de idade, pois a profissão que eu queria no momento era ser um grande atleta, jogador de futebol. Fui jogador profissional por um bom tempo e depois parei.

VB – Quais tipos de exercícios o senhor faz?

C – Já fiz de todo tipo, vários esportes, artes marciais, tudo. Atualmente, jogo futebol amador e pratico corrida. Faço 8 a 10km por dia para me manter, mas já fui várias vezes até Imperatriz/MA correndo.

VB – Quais benefícios as atividades físicas trazem para sua mente e corpo?

C – O exercício é bom em todos os sentidos: te deixa com bom condicionamento, você se sente bem de saúde, não anda adoecendo… Para a mente, o exercício está em primeiro lugar, pois deixa a pessoa mais atenta, pensando com mais clareza, além de aumentar a autoconfiança.

VB – O que envelhecer significa para o senhor?

C – É uma questão de sabedoria, você vai ficando mais consciente das coisas, mais responsável. Por outro lado, é um pouco ruim, pois seu corpo vai ficando mais carente de saúde, decadente.

VB – Qual conselho o senhor daria para os jovens, com base em sua trajetória?

C – O jovem tem que estar sempre cuidando da saúde, isso te faz até ser melhor no ponto de vista social. Se você está bem fisicamente, age com mais certeza. Inclusive as pessoas passam a ter você como modelo, pensam “esse cara é assim, eu vou me espelhar nele”. Devemos cuidar muito bem da nossa vida e, para isso, precisamos cuidar bem do nosso corpo.

(Ionnara Lima – Voz do Bico)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook