Vacinação contra o coronavírus deve começar nesta sexta-feira em Augustinópolis

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021 às 09:23
Chegada das vacinas em Augustinópolis. Fotos: Divulgação.

AUGUSTINÓPOLIS – O município de Augustinópolis, que recebeu 203 doses de vacina contra o coronavírus, deve começar a imunização nesta sexta-feira, 22, às 10 horas. Essa é a previsão da Secretaria Municipal de Saúde.

A primeira etapa de vacinação destina-se aos participantes do grupo prioritário: idosos em instituições de longa permanência, indígenas que moram em aldeias e profissionais da área da saúde que atuam na linha de frente contra o coronavírus. Como Augustinópolis não possui os dois primeiros grupos, vai vacinar apenas o terceiro.

Publicidade

O município vai inaugurar amanhã uma rede de frios, estrutura com câmara fria, sala de vacinação, gerência de imunização e recepção. Assim, tanto as vacinas contra o coronavírus, que chegaram em Augustinópolis nessa quarta-feira, 20, quanto os outros imunizantes do município, terão um local mais adequado para serem armazenados.

A primeira pessoa a tomar a vacina contra o coronavírus no município, segundo os planos da Secretaria, é alguém com “vasta experiência na área da saúde, uma pessoa pública, de credibilidade, que se ofereceu para ser o primeiro”, diz o secretário Yatha Anderson, que preferiu divulgar depois o nome do voluntário.

Yatha Anderson. Foto: Paulo Palmares/VB.

Ele explicou que o objetivo é incentivar a população a aceitar a vacina. “Mesmo tendo sido produzida em tempo recorde, a vacina é fruto de estudos científicos, foi comprovada”, finalizou.

Reunião do Comitê

Quanto à situação da covid-19 em Augustinópolis, Yatha Anderson afirmou que “hoje o município está estável, mas temos um problema: a concentração de pessoas, principalmente em bares. Além disso, as pessoas estão deixando de usar máscara. Estão pensando que a vacina vem salvar todo mundo, mas a imunização está apenas no começo, é uma vacina muito recente, podemos dizer ’em fase experimental'”.

Com o intuito de evitar que o número de pacientes com covid-19 aumente, o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 vai se reunir nesta quinta-feira para definir novas estratégias. Uma das medidas deve ser a testagem em massa da população idosa para identificar o quanto antes novos casos de coronavírus entre essa parcela do grupo de risco.

(Ionnara Lima – Voz do Bico)

-- Publicidade --