Biquense é aprovado no doutorado em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina

segunda-feira, 2 de agosto de 2021 às 10:53
386 Visualizações
Alan Milhomem. Foto: Arquivo pessoal.

AXIXÁ – Natural de Axixá do Tocantins e filho de ex-quebradeira de coco, o jornalista Alan Milhomem, 30 anos, foi aprovado no doutorado em Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), uma das mais conceituadas do país. O resultado do processo seletivo foi divulgado na última sexta-feira, 30, após a realização de três etapas: análise de projeto, entrevista e análise curricular. O jornalista biquense foi aprovado em primeiro lugar nas vagas destinadas às ações afirmativas para negros.

Para Alan Milhomem, o resultado é fruto do empenho e dedicação nos estudos que vem desde o ensino médio, ainda em Axixá. “Essa conquista é a coroação dos esforços empreendidos durante toda a minha vida escolar e universitária. Mesmo vindo de escola pública e com as dificuldades que enfrentamos na nossa região, sempre sonhei e acreditei que poderia alcançar meus objetivos por meio da educação. E essa aprovação no doutorado é resultado disso”, afirma o jornalista.

Publicidade

Com pesquisas voltadas para o jornalismo regional e local, Alan deve iniciar as aulas no doutorado neste mês de agosto. Ele pretende continuar com o foco nas pesquisas para entender melhor a produção e os produtos dos veículos de comunicação regionais e locais. Além disso, busca compreender melhor as relações estabelecidas entre esses veículos e as realidades em que estão inseridos.

Alan Milhomem quer seguir carreira acadêmica, atuando com pesquisa e como professor universitário, pois vê na profissão a possibilidade de ajudar e despertar em outros jovens o amor pelos estudos. Ele cursou os ensinos fundamental e médio em escolas públicas de Axixá do Tocantins, formou-se em Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal do Maranhão, em Imperatriz, onde também fez especialização em Assessoria de Comunicação. Depois cursou mestrado em Comunicação e Sociedade na Universidade Federal do Tocantins, em Palmas.

“Para quem vem de família pobre e de uma realidade não muito promissora, a educação é a principal saída para conseguir alcançar os objetivos. E eu tive a sorte de contar com ótimos professores durante toda a minha vida escolar e universitária, que me incentivaram a me dedicar aos estudos e desenvolver pesquisas. Isso me levou a seguir na carreira acadêmica e profissional no jornalismo”, destaca Alan.

Para os jovens da região do Bico do Papagaio, o jornalista deixa um incentivo. “É preciso sonhar, acreditar, ter coragem e trabalhar firme para realizar nossos sonhos. Mesmo com as realidades difíceis da nossa região e as pessoas dizendo que não dá certo, a gente pode conseguir. A educação é nossa grande aliada para vencer todas as barreiras e realizar tudo o que sonhamos”, finaliza.

(Assessoria)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook