Palestras e atividades culturais marcam evento realizado em colégio de Axixá

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021 às 14:59
1.408 Visualizações
I Circuito RJ. Fotos: Assessoria.

AXIXÁ – O Colégio Estadual Marechal Ribas Júnior, de Axixá do Tocantins, realizou nesta semana o I Circuito RJ: Interligando Saberes, Multiplicando Conhecimento, que reuniu várias ações extracurriculares desenvolvidas pela unidade de ensino visando à formação integral dos estudantes.

O diretor da unidade escolar, José de Ribamar Oliveira, comemorou o resultado das atividades que reuniram mais de 300 estudantes: “Temos que agir sempre de forma coletiva. O evento trouxe uma riqueza de informações que fortalecerá nosso trabalho”.

Publicidade

Para a aluna Raissa Lohanne Feitosa, 17 anos, da 3ª série, o evento foi um marco. “Para nós estudantes da 3ª série, que estamos fechando o ciclo no ensino médio, foi uma despedida calorosa e com grande aprendizado, um evento pedagógico de sucesso”, explicou.

Foram realizados musicais com gêneros da cultura afro-brasileira, apresentações relacionadas à cultura afro-brasileira, paródias referentes à preservação da natureza e um ciclo de palestras.

Na oportunidade, ocorreu o III Fórum da Família, com o tema Saúde Emocional e Fortalecimento do Vínculo familiar, cuja palestra foi ministrada pelo Padre Gilvan Estevão, que é filósofo, teólogo, pedagogo e psicólogo.

Na sequência, o circuito trouxe a palestra Preconceito Racial – Marcas na Pele, que contou com a participação do advogado membro da comissão de Direitos Difusos e Coletivos e presidente da Comissão de Igualdade Racial, Ronaldo Jorge Ferreira Costa, que tratou dos meios jurídicos relacionados ao tema.

Ainda dentro da proposta, a professora Ana Maris Alves da Silva, licenciada em História e pós-graduada em Promoção da Igualdade Racial, finalizou o momento trazendo reflexões sobre as temáticas relacionadas à Semana da Consciência Negra.

A unidade de ensino trouxe também uma palestra com o engenheiro florestal, especialista em projetos e Licenciamento Ambiental & Geoprocessamento e Georreferenciamento, Eurípides Costa, que abordou as consequências das queimadas na região do Bico do Papagaio e trouxe um olhar humanizado para a Serra do Estrondo, de Axixá do Tocantins.

(Secom)

-- Publicidade --