Axixá: piloto de parapente decola da Serra do Estrondo e bate recorde duas vezes seguidas

sexta-feira, 31 de agosto de 2018 às 09:42
Foto: Desde o dia 18 de agosto ocorre o 5º Encontro de Voo Livre de Axixá. Foto: Voz do Bico

Redação Voz do Bico

AXIXÁ – O piloto recordista mundial em distância de parapente, Samuel Nascimento, mais conhecido como Samuka, decolou da Serra do Estrondo, em Axixá, e bateu o recorde do Tocantins duas vezes seguidas nesta semana. Na quarta-feira (29), o Samuka alcançou os 209 km saindo de Axixá do Tocantins, passando por São Domingos do Araguaia (PA), Marabá (PA) e pousando na Vila Santa Fé (PA). No dia anterior, ele bateu o recorde do estado com a marca dos 184 km.

Publicidade

Na última quarta-feira, Axixá do Tocantins ficou com as três primeiras posições no ranking XC Brasil, da Confederação Brasileira de Voo Livre. Samuka obteve a primeira colocação com os 209 km em quase 6h de voo. Em seguida ficou Carlos Henrique Pinto, com 209,3 km e na terceira colocação Reginaldo José Borba conseguiu a marca de 172 km. Todos saltaram da Serra do Estrondo, em Axixá, que é considerada uma das rampas do Brasil.

Samuka é recordista mundial. Foto: Arquivo Pessoal

“Já recebemos pilotos de várias partes do Brasil aqui em Axixá, na edição deste ano do 5º Encontro de Voo Livre batemos a marca de mais de 40 pilotos e eles garantem que a rampa da Serra do Estrondo está entre as melhores do Brasil”, destacou Adailton Gama, um dos organizadores do Encontro de Voo Livre de Axixá.

Na terça-feira (28), Samuka já tinha batido o recorde tocantinense quando vou 184 km, saindo de Axixá do Tocantins e pousando em Eldorado dos Carajás no Pará. O recorde anterior do Tocantins era de era 163 km.

Em 12 anos como piloto profissional, Samuel foi recordista mundial três vezes. Atualmente, ele tem o título com uma marca de 564 km alcançados em 2016, que decolou em Tacima (PB) e pousou em Crateús (CE).

Encontro de Voo Livre

Desde o dia 18 de agosto ocorre o 5º Encontro de Voo Livre de Axixá. Mais de 40 pilotos participam do encontro, que se encerra no dia 2 de setembro. Dezenas de pessoas têm acompanhado a programação. No último fim de semana, pessoas de vária cidades da região participaram do evento. Veja como foi na reportagem especial do Portal Voz do Bico.

Encontro de voo livre reúne dezenas de pessoas na Serra do Estrondo, em Axixá

-- Publicidade --