Ananás e Esperantina são homenageados por ações de vigilância sanitária durante 2020

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021 às 18:00
Equipe de Ananás recebe a homenagem. Foto: DVISA.

ANANÁS/ESPERANTINA – A Secretaria de Estado da Saúde homenageou os 16 municípios tocantinenses de menor porte que mais se destacaram em 2020 na realização de ações em vigilância sanitária. Ananás e Esperantina foram os municípios do Bico do Papagaio citados. O objetivo da homenagem é reconhecer e incentivar as gestões municipais quanto às ações relacionadas à saúde.

A Diretoria de Vigilância Sanitária (DVISA), que monitorou a execução de atividades pelas equipes municipais, definiu os critérios de escolha.

Publicidade

Os municípios homenageados foram: Almas, Alvorada, Ananás, Bernardo Sayão, Brejinho de Nazaré, Combinado, Esperantina, Juarina, Marianópolis, Miracema, Natividade, Nova Olinda, Pugmil, Santa Tereza do Tocantins, Santa Rita do Tocantins e Santa Fé do Araguaia.

“É importante reconhecer que o ente municipal também é um grande executor de ações sanitárias, que são inegavelmente importantes para a população, principalmente num contexto pandêmico como foi o ano de 2020”, destacou o diretor de Vigilância Sanitária, Evesson Farias.

Ele também explicou que a seleção dos homenageados levou em consideração os seguintes critérios: envio da programação sanitária anual dentro dos critérios estabelecidos; envio dos relatórios quadrimestrais dentro do prazo pactuado; acesso à plataforma Moodle para aperfeiçoaro os conhecimentos; uso do sistema INFOVISA; desenvolvimento das Ações Mínimas de VISA, Interesse em Atualização do código Sanitário e/ou Instauração de Processo Administrativo Sanitário; participação nas webconferências promovidas pela DVISA e interação com a VISA do estado/comunicação com a equipe técnica da DVISA.

Ainda segundo o diretor, “mesmo considerando as trocas de gestão em diversos municípios após a última eleição, a saúde tem ainda pela frente grande desafio: dar continuidade aos serviços ofertados para proteção da população em 2021. Portanto, que os homenageados da vez em 2020 sirvam de exemplo para os demais no ano que está apenas iniciando.

(SES – Adaptado)

-- Publicidade --