PRAIA NORTE – O Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) está criando um projeto de trabalho para melhorar o atendimento aos pequenos agricultores e pecuaristas de Praia Norte.
Durante uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 25, com o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do instituto, Marco Aurélio Vaz, o prefeito Ho-Che-Min Silva falou sobre o planejamento para a execução das ações junto ao Ruraltins. “Iremos tratar no primeiro momento com um elenco menor, mais qualitativo e que possa irradiar os resultados”, disse.
O projeto faz parte de um termo de cooperação técnica que já foi assinado pelo Ruraltins e pela Prefeitura de Praia Norte com o objetivo de “oferecer mais um aporte à presença do estado, em parceria com as prefeituras, desenvolvendo o município nas áreas de agricultura, pecuária, piscicultura, crédito rural, programa de aquisição de alimentos, emissão de declaração de aptidão do Pronaf, dentre outras áreas, principalmente sociais, que é onde o Ruraltins atua”, segundo o diretor Marco Aurélio Vaz.
Para obter os serviços, o produtor deve procurar o escritório de referência do Ruraltins para o município de Praia Norte, que fica em Sítio Novo (telefone: 3446-1480) para fazer um cadastro. Assim, o instituto poderá identificar quais políticas públicas deverão ser adotadas em cada caso, de acordo com a área de atuação e o perfil do produtor.
O diretor informou que em breve o município terá uma unidade avançada do Ruraltins que vai funcionar em regime de plantão, uma ou duas vezes por semana. Além dos serviços de assistência já oferecidos para todos os ramos da agropecuária, o Ruraltins pretende trabalhar com as hortas escolares e com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, na construção de barraginhas, que são bacias de contenção de água para fazer infiltração do solo e proporcionar uma melhor conservação das estradas, ao mesmo tempo que preserva as águas do município.
No decorrer do projeto, serão feitas 80 visitas técnicas, oito palestras e uma feira mobilizando a comunidade com temáticas importantes para os produtores rurais. O município tem seis assentamentos e a expectativa do instituto é atender 80 produtores ao longo do projeto, em especial os pequenos chacareiros.
(Ionnara Lima – Voz do Bico)
Veja também: Prefeito de Praia Norte reúne-se com presidente do Ruraltins em busca de benefícios para produtores rurais do município.