Recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas acontece na região

sexta-feira, 23 de junho de 2017 às 16:52
388 Visualizações

Ação visa estimular a devolução do material pelos agricultores da região

Entre os dias 23 e 30 de novembro, acontece o recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas em vários municípios do Bico do Papagaio: Começou nesta sexta-feira, 23, pela cidade de Araguatins no Parque de Exposição da cidade. Na próxima segunda-feira, 26, será a vez de Augustinópolis. O ponto de recolhimento será no Parque de exposição Dilson Martins de Oliveira. No dia 27, será a vez de Buriti; o recolhimento será no auto posto Sampaio. Em Axixá será no Parque Ferrolata, no dia seguinte, em Sítio Novo, no Ginásio de Esporte e no dia 30 de junho será a vez de Tocantinópolis.

Publicidade

Esta é a terceira edição do projeto de Recebimento Itinerante promovido pela Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec).   A ação consiste no recebimento temporário de embalagens vazias em locais próximos às propriedades rurais como forma de promover a devolução destes resíduos pós-consumo. O projeto ainda tem apoio do Instituto de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (InpEV), tendo como proposta a destinação correta das embalagens. Este instituto representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas para a destinação das embalagens vazias de seus produtos.

Os recebimentos, que acontecerão das 8h às 17h30, beneficiarão entre 250 e 300 produtores rurais da região. Após a devolução das embalagens, todo material será levado para uma central de recebimento e posteriormente encaminhado para a destinação final, que deve ser reciclagem ou incineração pelo inpEV

Sobre o inpEV
O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).
O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui mais de 100 empresas e nove entidades em seu quadro associativo.
Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br

 

-- Publicidade --

Comentários no Facebook