Experiência de Sítio Novo é publicada na revista “Brasil, aqui tem SUS – enfrentamento à covid-19″

terça-feira, 5 de janeiro de 2021 às 16:50

 

Imagem: Reprodução/Revista.

SÍTIO NOVO – Um projeto do analista de saúde Paulo César Farias em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Sítio Novo do Tocantins foi publicado na revista da mostra virtual Brasil, aqui tem SUS – enfrentamento à covid. O trabalho intitulado “Prefeitura em ação: a importância da intersetorialidade na combate à pandemia da Covid-19” mostra as ações realizadas em Sítio Novo durante a crise provocada pelo coronavírus.

Publicidade

A revista mostra diversas ideias inovadoras de todo o Brasil para reduzir os efeitos negativos do vírus, desde projetos de atendimento psicossocial à comunidade LGBT à disponibilização de postos de saúde flutuantes para populações ribeirinhas.

“A frase que mais ouvimos foi: Fique em casa! Mas como ficar em casa de taipa, sem estrutura, sem emprego, sem internet? As pessoas têm medo de pegar covid, mas têm mais medo ainda da fome”, afirmou Paulo César Farias, autor do estudo que citou ações de apoio à comunidade de diversas formas: na saúde, educação e assistência social. Daí, a importância da intersetorialidade.

“A gente vê os resultados positivos quando analisa o quadro epidemiológico. As pessoas ficaram em casa, mas satisfeitas, se sentindo assistidas. Hoje, confiam no sistema público de saúde e embora saibam que estão em perigo, podem contar com o governo municipal”, finaliza Paulo.

A obra pode ser conferida aqui. A experiência de Sítio Novo está na parte da Região Norte (p. 77).

Veja também: Projeto de Sítio Novo sobre o coronavírus é escolhido para participar de congresso internacional.

-- Publicidade --