Setembro Amarelo: Caps de Sítio Novo faz ação de prevenção ao suicídio

sexta-feira, 10 de setembro de 2021 às 17:24
Blitz e distribuição de materiais. Fotos: Divulgação.

SÍTIO NOVO – Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção ao suicídio, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I: Caminho da Esperança de Sítio Novo do Tocantins realizou uma blitz nessa sexta-feira, 10.

Na ação em alusão à campanha Setembro Amarelo houve distribuição de panfletos informativos sobre a necessidade da valorização da vida, colagem de cartazes, entrega de laços amarelos e conversas com as pessoas abordadas. O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Sítio Novo.

Publicidade

Setembro Amarelo é a campanha que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio. Neste ano, o tema é “Agir salva vidas”.

A assistente social Jhadyane Martins, do CAPS, falou que é importantíssima a campanha de prevenção, “até porque as pessoas que pensam em suicídio já vêm sofrendo há algum tempo e planejando o ato, então as pessoas próximas podem ajudar observando as mudanças de hábitos. Por exemplo, quando a pessoa deixa de fazer o que gosta, algo que lhe proporciona alegria, quando passa a viver em isolamento ou tem tristeza contínua e a longo prazo. E como bem diz o tema deste ano, ‘Agir salva vidas’ e é possível, sim, a prevenção e o tratamento de doenças mentais, como a depressão.

Como receber atendimento

O CAPS I: Caminho da Esperança atende pessoas de vários municípios da região, buscando acolher a população com problemas emocionais/mentais. São realizados atendimento individual e em grupo, acolhimento, visitas domiciliares, oficinas terapêuticas e matriciamento (ação de saúde em que duas ou mais equipes participam: por exemplo, na atenção básica tem um paciente que necessita de um atendimento na saúde mental, então, quando este paciente é admitido, recebe atendimento em outra área que não é a de sua origem).

Todos os que precisam de atendimento psicológico ou psiquiátrico podem fazer o agendamento pelo telefone (63) 98423-8591 ou pessoalmente na rua Pará, número 1.215, Vila Araújo. No primeiro atendimento é necessário levar cópia dos documentos RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de endereço.

(Informações: Assessoria)

-- Publicidade --