Sítio Novo é destaque nacional pelo fortalecimento da Atenção Primária à Saúde durante a pandemia

segunda-feira, 5 de julho de 2021 às 10:52
Paço municipal de Sítio Novo do Tocantins. Foto: Reprodução.

SÍTIO NOVO – Sítio Novo do Tocantins foi um dos 225 municípios brasileiros com iniciativas contra o coronavírus destacadas pelo Ministério da Saúde (MS). Uma homenagem foi feita à gestão dessas cidades, que receberão certificados pelo trabalho de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS).

“Em nome de toda a gestão e profissionais da saúde, agradeço ao Ministério pelo reconhecimento do nosso trabalho no enfrentamento da pandemia de covid-19 e agradeço em especial a todos ao servidores da saúde de Sítio Novo. Este reconhecimento é mérito do trabalho e do esforço de cada um deles, são os verdadeiros heróis lutando bravamente durante esse período pandêmico que afetou a todos”, disse Dora Farias, Secretaria Municipal de Saúde de Sítio Novo.

Publicidade

Segundo o MS, o certificado é o reconhecimento do esforço dos profissionais de saúde em todo o país. “O certificado de qualidade da APS vem para reconhecer o trabalho que tem sido feito pelos municípios e Distrito Federal para alcançarem os parâmetros de qualidade que esperamos que a população receba”, explicou o secretário da APS do Ministério, Raphael Câmara.

Receberão os documentos os municípios que atingiram resultados acima de 7 nos indicadores de desempenho, dentre os quais estão:

  • Consultas de pré-natal
  • Atendimento odontológico na gestação
  • Realização de exames para sífilis e HIV em gestantes
  • Cobertura de exame citopatológico
  • Vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente
  • Acompanhamento de pessoas hipertensas
  • Solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

Clique aqui para consultar a lista completa dos municípios certificados. Além de Sítio Novo, 11 cidades de outras regiões do Tocantins foram listadas.

(Com informações do MS)

-- Publicidade --