
TOCANTINÓPOLIS – Um apagão deixou no escuro cerca de 100 casas do setor Alto da Boa Vista II, no município de Tocantinópolis. De acordo com moradores, o problema começou na noite dessa terça-feira, 11, e adentrou a tarde desta quarta.
Um transformador da rede elétrica ficou sobrecarregado pela alta demanda e teve uma avaria, causando a queda de energia, segundo a Energisa. A empresa afirmou que está trabalhando na substituição do equipamento e que fará inspeções técnicas para avaliar possíveis desvios de energia ou a necessidade de aumentar a potência fornecida.
A Energisa também explicou que, mesmo fazendo adaptações no fornecimento de energia elétrica quando há necessidade, ou seja, quando existe um aumento significativo da demanda, as novas construções e o aumento no número de clientes podem causar sobrecarga em alguns casos.
Uma recomendação é que o cliente atualize a declaração de carga da sua unidade consumidora quando elevar o consumo ao adquirir novos equipamentos, como geladeira, freezer ou ar-condicionado, para que a concessionária faça as adaptações necessárias.
A empresa orienta a população para tomar as seguintes atitudes:
- Ao solicitar uma nova ligação de energia, fazer a declaração da carga que será atendida (quantidade de lâmpadas, equipamentos eletrodomésticos, tomadas, etc.), para que a Energisa defina a categoria do padrão de entrada.
- Informar quando houver aumento no consumo de energia ao adquirir novos equipamentos, como geladeiras, freezers ou aparelhos de ar-condicionado.
- Contratar profissionais habilitados quando for necessário projetar e construir instalações elétricas internas.
Caso haja novos problemas, os canais de atendimento da Energisa são: WhatsApp (63) 9222-6664, Call center – 0800 721 3330 e site.
(Com informações do G1)












