Acadêmicos de Medicina da Unitins são premiados no Prêmio Capes Talento Universitário 2022

sexta-feira, 27 de maio de 2022 às 08:44
136 Visualizações
Max, Bruno e Ygor ganharam uma premiação no valor de R$ 5 mil pelo bom desempenho. – Foto: Ananda Portilho/Dicom Unitins

AUGUSTINÓPOLIS – O curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Augustinópolis, garantiu mais um feito de destaque no cenário universitário nacional. Os acadêmicos Bruno Pereira Goes, Ygor de Sousa Araújo e Max Wolfgang Farias Paiva foram premiados no Prêmio Capes Talento Universitário 2022, promovido pelo Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os três discentes disputaram com 44 mil estudantes universitários de todo o País e garantiram suas vagas e a premiação ficando entre os mil melhores desempenhos.

O Prêmio Capes Talento Universitário busca reconhecer acadêmicos ingressantes em cursos de ensino superior com alto grau de desenvolvimento de suas competências cognitivas, estimulando a contribuição com o desenvolvimento de estudos e pesquisas do Ministério da Educação (MEC). A seleção dos melhores acadêmicos do Brasil ocorreu por meio de uma prova de conhecimentos gerais de 80 questões aplicadas em todo o País, em maio. Na edição 2022, participaram estudantes que fizeram o Enem em 2019 ou 2021 e ingressaram em um curso de graduação no Brasil em 2021. Os resultados foram comemorados pelos acadêmicos.

Publicidade

Cada acadêmico ganhou um prêmio em dinheiro no valor de R$ 5 mil. “Esse resultado é muito positivo para nós. Estudamos juntos, nos preparamos e fomos aprovados com uma ótima pontuação. Ficamos bem felizes com o prêmio [em dinheiro], porque, com certeza, vai nos ajudar bastante. Mas ficamos ainda mais contentes por estarmos representando a Unitins e colecionando mais uma aprovação na nossa vida acadêmica”, comemorou o jovem Ygor de Sousa Araújo, de 22 anos, que cursa o 2º período de Medicina do Câmpus Augustinópolis, que falou em nome dos aprovados.

Medicina na Unitins

Há poucos meses de completar seu primeiro ano de existência, o curso de Medina do Câmpus Augustinópolis da Unitins foi autorizado em agosto de 2021. Com cerca de 80 alunos distribuídos em duas turmas, de primeiro e segundo semestre, o curso superior veio para alavancar o desenvolvimento da região do Bico do Papagaio, oferecendo formação gratuita e de qualidade para jovens de todo o país. Mesmo sendo um curso que recebe estudantes de todas as regiões do Brasil, a maioria dos acadêmicos é do Tocantins e de estados da região como Maranhão e Pará.

Para o coordenador do curso de Medicina do Câmpus Augustinópolis, Victor Giovannino, o resultado alcançado pelos três acadêmicos reforça o compromisso da universidade com a formação dos alunos. “Com apenas dois períodos do curso [de graduação] a Unitins consegue entregar esse resultado de três alunos premiados pela Capes. Nós, como curso e como instituição, ficamos muito feliz com essa entrega dos meninos. Temos trabalhado muito para que eles possam se destacar não apenas no ambiente acadêmico, mas na atuação profissional, porque eles vão lidar com vidas e isso exige muito conhecimento e muita capacidade, qualidades que eles já estão mostrando”, assinalou.

(DICOM UNITINS)

-- Publicidade --