Após fiscalização na penitenciária de Tocantinópolis, MPTO recomenda atuação do Estado do Tocantins

quinta-feira, 20 de março de 2025 às 08:50
685
Diretoria da Unidade Prisional e Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça têm até abril para apresentar informações sobre a situação. – Foto: Ascom MPTO

TOCANTINÓPOLIS – Como medida à vistoria realizada, neste mês, na Unidade Prisional de Tocantinópolis, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) fez recomendações à Diretoria do Presídio e à Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça. Elas têm até abril para apresentar informações atualizadas sobre a situação e quais medidas serão adotadas.

Durante a vistoria, foram relatadas ao titular da 3ª Promotoria de Justiça de Tocantinópolis, promotor Saulo Vinhal da Costa, as seguintes necessidades:

  • Publicidade

    Realização de curso de reciclagem de sobrevivência administrativa periodicamente a integrantes da corporação com trabalho na unidade prisional;

  • Aquisição de mais equipamentos de menor potencial ofensivo, como gás lacrimogêneo, spray de pimenta e elastômeros para agentes;

  • Recomposição do quantitativo de policiais penais e de pessoal contratado;

  • Adequação das escalas funcionais para obedecer à jornada de 40 horas semanais;

  • Automatização das celas para eficiência no gerenciamento dos custodiados; e

  • Aquisição de gerador de energia para evitar falhas no fornecimento de energia elétrica e garantir o funcionamento contínuo de câmeras e a visibilidade das celas.

Entre as recomendações à Secretaria de Cidadania e Justiça do Tocantins, estão a necessidade de disponibilização de cursos de reciclagem, equipamentos e gerador de energia; a recomposição do quantitativo funcional; a adequação da escala de pessoal; e a realização de estudos de automatização das celas. À Unidade Prisional de Tocantinópolis, cabe formular requerimento administrativo ao Executivo estadual e ao sistema de justiça do Poder Judiciário com as necessidades da penitenciária.

(ASCOM MPTO)

-- Publicidade --