
PALMAS – O diretor do Banco Central do Brasil, Maurício Costa de Moura, juntamente com Luís Gustavo Mansur Siqueira, chefe de departamento, e Paola Ono Martins Teixeira Netto, coordenadora do departamento de promoção financeira do Banco Central do Brasil, estiveram no Tocantins nesta terça-feira (16) para conhecer como a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) desenvolve o programa de Educação Financeira nas escolas.
“Viemos ao Tocantins conhecer essa experiência exitosa da Educação Financeira que está sendo desenvolvida nas escolas, saber o que levou o Estado a alcançar esse sucesso e conhecer o caminho que foi percorrido”, disse Maurício Costa.
Eles foram recebidos pelo subsecretário da Educação, Robson Vila Nova e, em seguida, participaram de uma reunião com a equipe da Educação Financeira da Seduc, que contou ainda com a participação de diretores regionais de Educação, gestores escolares, professores e alunos.
O programa Educação Financeira nas Escolas é desenvolvido no Tocantins desde 2010. Inicialmente, foi implantado em seis unidades escolares. Atualmente, são 408 escolas que adotam o programa, com 777 professores envolvidos, 15 multiplicadores, contemplando mais de 154 mil alunos.
O subsecretário Robson lembrou que o programa é desenvolvido por uma equipe que atua interligada às Diretorias Regionais de Educação. “O Estado investiu com a formação de professores, dos multiplicadores, com a reprodução do material didático e com a divulgação das experiências de sucesso. Esse conjunto de fatores, aliado ao desejo do professor de preparar o aluno para a vida, foi responsável pelo crescente interesse pela Educação Financeira e pelo sucesso de suas ações”, explicou.
Maurício Costa de Moura esclareceu que pretende levar adiante o programa de Educação Financeira pelo país. “A Educação Financeira acontece de fato nas salas de aula, nas interações realizadas pelos professores nas escolas. Queremos saber o que fez florescer a Educação Financeira no Tocantins e quais as características desse terreno para que o programa desse certo. Precisamos evoluir em conjunto para que o Brasil inteiro avance”, frisou.
A Secretaria da Educação aproveitou a ocasião para premiar os alunos vencedores do Concurso de Mostra de Vídeos, Crônicas e Redação sobre as experiências realizadas na Educação Financeira em 2017.
No período da tarde, os representantes do Banco Central irão conhecer as experiências da Educação Financeira que são desenvolvidas no Colégio Estadual São José e na Escola Estadual Vale do Sol. (Divulgação / Assessoria Seduc)