Buriti: Familiares de idoso acusam unidade de saúde de negligência em atendimento

terça-feira, 16 de abril de 2024 às 16:49
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Segundo o filho do idoso, a negligência ocorreu devido a demora da equipe em efetuar a transferência do idoso para um atendimento especializado. – Foto: Arquivo pessoal

BURITI – Familiares do senhor Antonio Sousa da Silva, 78 anos, usaram as redes sociais para divulgar nota de repúdio contra o Centro de Saúde São José, localizado no município de Buriti do Tocantins, no Bico do Papagaio. Segundo Júnior Feitoza, filho do idoso, “meu pai estava há uma semana sentindo dores e não melhorava e só era medicado, os profissionais da unidade de saúde demoraram a transferi-lo para o HRAug”.

Antonio Sousa da Silva, procurou o Centro de Saúde  São José, na última segunda-feira, 08 de abril sentindo dores, foi atendido e solicitados exames para definir o quadro de saúde dele. Segundo Júnior Feitoza, com os dias passando o idoso não apresentava melhoras, e “eles ficavam só medicando, aguardando exames, nesse hospital daqui ao invés de tratar como urgência e encaminhar meu pai para um hospital onde ele poderia ser tratado, meu pai sofreu muito durante todo esse tempo”, assim classifica Júnior Feitoza.

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No domingo, 14, o senhor Antonio recebeu a transferência para o Hospital Regional de Augustinópolis, para realizar uma cirurgia de Diverticulite, problema que afeta o intestino grosso (cólon). Sendo esta cirurgia realizada nesta segunda-feira, 15.

O senhor Antonio Sousa da Silva após realizar a cirurgia para reverter a diverticulite, também passou por uma colostomía, devido lesão no intestino e se encontra na UTI do HRAug. Os familiares, expressão sua indignação contra a unidade de saúde por meio de nota, que segue abaixo:

Nota de Repúdio

Sr. Antonio Sousa da Silva ao lado do seu filho Júnior Feitoza. – Foto: Arquivo pessoal

Nós, familiares do Sr. Antonio Sousa da Silva, vimos por meio desta manifestar nossa profunda indignação e repúdio diante da negligência cometida pela unidade hospitalar de Buriti do Tocantins.

Há cerca de uma semana, nosso pai começou a apresentar problemas de saúde que exigiam cuidados e tratamentos especializados. Infelizmente, todas às vezes que buscamos atendimento no referido hospital, nos deparamos com uma falta de atenção e importância por parte da equipe médica. Apesar de nossos apelos e explicações sobre a gravidade da situação, apenas foram prescritos medicamentos e solicitados exames sem a devida urgência.

Após uma batalha incansável, nosso pai foi finalmente encaminhado para um hospital com recursos e equipamentos adequados, o que evidencia ainda mais a negligência cometida pela unidade de Buriti do Tocantins. Durante todo esse tempo, ficou claro que ele necessitava de um tratamento mais especializado em uma unidade hospitalar que pudesse oferecer os recursos necessários para identificação e tratamento adequados.

É inaceitável que uma instituição de saúde negligencie a vida e o sofrimento de um paciente, limitando-se a medicá-lo e aguardar resultados de exames, mesmo diante de uma situação claramente grave. A demora em providenciar o encaminhamento adequado, mesmo diante do estado visivelmente deteriorado do nosso pai, é uma clara evidência da negligência cometida pela unidade hospitalar.

Repudiamos veementemente essa conduta irresponsável e exigimos que sejam tomadas medidas imediatas para corrigir essa situação. Nosso pai necessitava de um tratamento efetivo e de qualidade, em uma unidade hospitalar que possuísse os recursos e os profissionais capacitados para identificar e tratar sua condição de forma adequada.

Solicitamos, ainda, que todas as pessoas que testemunharam o estado de saúde do nosso pai e a demora no encaminhamento sejam consideradas como provas dessa negligência, a fim de que as responsabilidades sejam devidamente apuradas.

Não aceitaremos que vidas sejam colocadas em risco devido à negligência e descaso por parte de profissionais da saúde. Esperamos que esta nota de repúdio sirva como um alerta e um apelo por justiça e melhores condições de atendimento para todos os pacientes que buscam assistência médica na unidade hospitalar de Buriti do Tocantins.

Assinado,

[Familiares do Sr. Antonio Sousa da Silva]

A redação do Portal Voz do Bico, entrou em contato com a Secretária de Saúde de Buriti do Tocantins, Leia Matias, a qual informou que tiveram conhecimento do caso nesta segunda-feira, 15. A mesma não se pronunciou até o fechamento da matéria. Deixamos o espaço em aberto para manifestação da pasta.

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