Câmpus Araguatins passa por avaliação do CEE-TO para renovação de reconhecimento do curso de Pedagogia

terça-feira, 23 de abril de 2024 às 18:15
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Comitiva da Unitins e membros do Conselho Estadual de Educação (Fotos: Quezia Alencar/Dicom Unitins)

ARAGUATINS – O curso de Pedagogia do Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) passou por uma avaliação do Conselho Estadual de Educação do Tocantins (CEE-TO) nos dias 18 e 19 de abril. A visita in loco tem como objetivo a renovação do reconhecimento do curso de Licenciatura.

A visita foi coordenada pelo presidente da Comissão Avaliadora, Cleber Borges de Morais, com a participação dos membros especialistas, professor Eliseu Riscaroli e a professora Karla Andrea. Durante os dois dias, os membros do conselho reuniram-se com a equipe diretiva e administrativa, acadêmicos, docentes, membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Equipe Multidisciplinar do curso.

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A comissão realizou também visita às instalações físicas da instituição, nos ambientes educacionais como a biblioteca para verificação do acervo, salas de aulas, sala dos professores e secretarias.

O conselho realiza a verificação a partir de três eixos de análise para a avaliação de cursos de Graduação Presencial, são elas: organização Didático Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura, constantes no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a partir desses indicadores conduzem a  avaliação.

“Para nós, essa avaliação representa um momento de reflexão e aprimoramento constante. Estamos dedicados a garantir uma formação sólida e alinhada com as demandas do mercado de trabalho, preparando nossos alunos para os desafios da educação contemporânea. Agradecemos à equipe do CEE-TO pela oportunidade de aprimoramento e estamos confiantes em nossos resultados”, afirmou a coordenadora do curso de Pedagogia, Miliana Sampaio

Conselho realiza vistoria no laboratório de informática do Câmpus Araguatins

O curso de Pedagogia no Câmpus de Araguatins já formou mais de 150 pedagogos e contribui de forma concreta para o desenvolvimento da educação na região do Bico do Papagaio há quase 10 anos. O curso prepara pessoas e profissionais para atuarem nas principais demandas da sociedade, aplicando metodologias inovadoras, bem como, promovendo o desenvolvimento regional. Essa assertividade de diferencial se faz comprovada pela medição dos principais indicadores educacionais, como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), e por profissionais qualificados e atuantes.

O presidente da comissão de avaliação Cleber Borges de Morais destaca que a ideia é produzir informações que possam subsidiar um relatório, que deverá ser encaminhado à plenária do conselho, para validar e reconhecer o curso como apto. “Essa comissão tem importância porque, dentro do conselho, embora se possa identificar algumas fraquezas, a ideia é subsidiar a instituição para melhorias e garantir a oferta de um curso cada vez melhor, adequado à realidade da comunidade escolar que a instituição está inserida. Se possível e houver necessidade, a gente faz apontamentos das necessidades de melhoria,  dos pontos frágeis que possivelmente possam ser identificados, porque a verificação você analisa a parte teórica documental que a instituição disponibiliza e a gente vem visualizar se essa documentação teórica apresentada no processo, acontece na prática. Existindo e identificando fragilidades, a comissão faz os apontamentos, sugere e promove possibilidade de adequação para o campus”, explicou o avaliador.

Em relação à avaliação realizada pelo CEE-TO, o diretor do câmpus, Sérgio Mendes, enfatizou a importância desse processo para a qualidade do ensino oferecido pela Instituição. “Estamos comprometidos com a excelência acadêmica e aprimoramento contínuo dos nossos cursos. A avaliação do CEE-TO é uma oportunidade valiosa para identificarmos nossos pontos fortes e áreas de melhoria, visando sempre oferecer uma formação de alto nível aos nossos acadêmicos”.

Reunião com conselheiros, direção, coordenação e gestão da Unitins

A pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruíta Czapski, destaca que as visitas do Conselho são sempre bem-vindas, sendo um termômetro importante de observação do desenvolvimento da instituição.  “A avaliação monitora todos os processos evolutivos que a Unitins apresenta, enquanto estrutura, investimentos, enquanto qualidade pedagógica e também nos aponta o que temos que melhorar, então é um caminho que ele nos assessora nessa possibilidade de evolução. A Unitins, capitaneada pelo professor e reitor Augusto Rezende, a professora e vice-reitora Darlene Teixeira Castro, tem apresentado um índice de crescimento muito alto nas notas dos cursos”.

Para a análise da documentação, a pró-reitora destaca que o processo está também mais inovador, “conseguimos fornecer um processo inovador nessa avaliação que é um site onde os coordenadores alimentam todas as evidências do que é ofertado para o aluno, do que é realizado no curso, para além do ensino, mas também fortalecendo o tripé da universidade, que é ensino, pesquisa e extensão. Além de todos os documentos normativos que os conselheiros podem acessar de forma mais prática”, aponta.

Para a vice-reitora, Darlene Teixeira Castro,  o CEE é um grande parceiro da Universidade. “Entendemos que as avaliações de verificação do para fins de renovação de reconhecimento dos nossos cursos elevam consideravelmente a qualidade do que é ofertado pela Unitins. Agradecemos aos avaliadores e reforçamos o nosso compromisso em alavancar ainda mais a nossa Universidade”, destaca.

O reitor Augusto Rezende afirma que a visita do CEE-TO é um momento de reflexão para melhorias. “Uma oportunidade de melhorarmos nossos referenciais, de buscar um olhar externo do que estamos está fazendo. E no curso de Pedagogia, que é um curso de licenciatura e tem uma história na Unitins, é muito importante inclusive para que o Conselho visualize todo o crescimento da Universidade, o esforço que ela tem feito na melhoria de todos os cursos, inclusive da pedagogia”, conclui.

As reuniões finalizaram em um encontro on-line com a gestão da Unitins, para apontamentos e discussões acerca do reconhecimento do curso.

(DICOM UNITINS)

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