Elves Felipe*
BELO HORIZONTE – Com o objetivo de compartilhar experiências agroecológicas e conhecer novas culturas, caravanas de várias regiões do Tocantins, entre elas o Bico do Papagaio, participam do IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), que este ano traz como tema “Agroecologia e Democracia Unindo Campo e Cidade”.
O evento ocorre em Belo Horizonte (MG) e começou nesta quinta-feira (31). A programação segue até o domingo (3) com diversas atividades, como seminários temático, vivências, oficinas, feiras, apresentações culturais e ato político. Ao todo, são mais de 13 seminários com diversas temáticas relacionados a agroecologia.
Durante os quatro dias de encontro serão compartilhadas experiências e discutidos os efeitos das políticas públicas para a agricultura familiar, povos indígenas e comunidades tradicionais, além de ações para dar visibilidade pública à agenda política do movimento agroecológico junto aos governos e à sociedade.
Segundo a quebradeira de coco babaçu Francisca Pereira Vieira, 70 anos, moradora da comunidade Ouro Verde, zona rural de Araguatins, o encontro é um local propício para mostrar a tradição das quebradeiras de coco da região Bico do Papagaio. “Tenho duas mães, a que me deu a luz e a mãe palmeira”, disse.
Programação:
1° de junho (sexta)
Tarde: 14 às 17h30 seminários temáticos
Noite: 19h30 às 22h apresentações artístico-culturais na tenda do parque
2 de junho (sábado)
9h às 12h – vivências (experiências em BH e região metropolitana)
Seminários Nacionais
Plenárias (indígena, quilombola e juventudes)
Oficinas e atividades autogestionárias
Tarde: 14h às 17h30
Lançamento de publicações na grande tenda do parque
16h às 19h – Plenária final na grande tenda do parque
Noite: apresentações artístico-culturais no viaduto Santa Tereza
3 de junho (domingo)
8h às 10h: Ato político
10h às 12h: Banquete popular agroecológico no parque municipal.
*Edição: Alan Milhomem / Voz do Bico