Como apoio do Senar, chácara em Araguatins passou a conseguir lucro com a produção de leite

terça-feira, 11 de junho de 2024 às 07:52
757 Visualizações

Fotos: Ascom Faet

ARAGUATINS – O Dia de Campo realizado pelo Senar no município de Araguatins, no Bico do Papagaio, mostrou que a produção de leite pode ser rentável, mesmo numa propriedade de pequeno porte.

Publicidade

A experiência na Chácara Heloísa 2, do produtor rural Raimundo Nonato foi alicerçada no manejo adequado e em uma gestão eficiente.

Depois de muito trabalho, mesmo com uma redução drástica no custo de produção, a produtividade do rebanho praticamente dobrou e o volume total de leite mais que triplicou, saltando de 20 para 70 litros/dia.

DIFICULDADES E DESAFIO

O produtor rural é assistido pela ATeG (Assistência Técnica e Gerencial do Senar) há cerca de um ano. Antes da chegada da assistência técnica na propriedade, ele enfrentava dificuldades com a baixa qualidade da pastagem e o volume insuficiente de alimentos para os animais, sobretudo no período seco.

Segundo a técnica de campo do Senar, Valéria Martins, que assiste a propriedade, para superar as limitações a estratégia inicial foi implantar uma capineira na chácara.“Fizemos a nossa própria silagem, mas não paramos por aí. Trabalhamos o controle reprodutivo, a divisão de pastagens, sempre prezando pelo bem-estar dos animais”, explicou a técnica.

“Hoje a gente vive despreocupado porque sabemos que no verão não vamos ter dificuldades, já temos a silagem armazenada”, disse Raimundo Nonato.

Segundo ele, depois desse aprendizado, nada mais foi feito na chácara sem as orientações do Senar. Por conta desses resultados, o produtor já pensa em expandir os negócios.

(ASCOM FAET)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook