Concessionária flagra mais de 1.800 “gatos” na rede de energia do Tocantins em 2019

quarta-feira, 3 de abril de 2019 às 15:16
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Só este ano 18 pessoas foram presas por cometer crime de furto de energia. Foto: Divulgação

PALMAS – Oscilação de tensão e até falta de energia elétrica são algumas das consequências dos chamados “gatos”, que comprometem a qualidade do fornecimento, pois roubam a energia dos clientes que pagam a conta regularmente. Só neste ano, mais de 1.800 casos de desvios e gambiarras foram flagrados no Tocantins e 18 pessoas foram presas por cometer este crime.

Conforme a Energisa, concessionária responsável pelos serviços de energia elétrica no Tocantins, os famosos “gatos” provocam prejuízo para toda a sociedade e colocam em risco não só quem faz o ‘gato’, pois a energia utilizada naquele local deixa de passar pelo sistema de proteção, podendo causar acidentes a partir de curtos-circuitos e até incêndios.

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“Outro fator importante é que parte do valor da energia furtada é dividida entre todos os outros clientes. Quando alguém furta energia está prejudicando toda vizinhança”, alerta Helier Fioravante, gerente de Medição e Combate a Perdas.

Ainda segundo o gerente, com o sistema inteligente operado pela distribuidora, que monitora o perfil de consumo de todos os clientes, é impossível que o furto de energia passe despercebido. “Com a análise dessas informações, conseguimos identificar quais os locais suspeitos de furto de energia e enviar equipes em campo para apurar se há de fato uma fraude”, explica Helier.

Em 2018, o total da energia roubada no Estado é suficiente para atender por um ano o consumo de 35.927 casas. Número próximo a soma do consumo de energia dos municípios de Porto Nacional e Paraíso do Tocantins. Foram 7.284 casos identificados e autuados como furto de energia, em todo o Tocantins.

Para combater essa prática e prevenir situações de riscos para a população, a Energisa, em parceria com a Polícia Civil, vem intensificando suas ações de fiscalização. “A nossa maior prioridade é a segurança dos nossos clientes e combatendo essa prática, estamos cuidando para que não haja acidentes, melhorando a qualidade da energia que ele recebe em casa e ainda, reduz o impacto deste prejuízo na conta de luz nas revisões tarifárias”, enfatiza Helier. (Redação Voz do Bico, com informações da Assessoria) 

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