Defensoria e UFT promovem seminário focado na discussão da promoção da igualdade racial no Tocantins

segunda-feira, 20 de maio de 2024 às 16:44
345 Visualizações
Seminário será realizado nos dias 22 e 23 de maio na sede da DPE-TO em Palmas – Foto: DPE-TO Divulgação

Com o objetivo de articular e fomentar a adesão dos municípios do Estado do Tocantins ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) e a Universidade Federal do Tocantins realizarão, nas próximas quarta, 22, e quinta-feiras, 23, o “Seminário Luiza Bairros: desafios e perspectivas para políticas públicas de promoção da igualdade racial no Tocantins”.

O evento, que será realizado no auditório “Defensora Pública Sueli Moleiro”, na sede da DPE-TO em Palmas, é uma realização da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) e do Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora) da Instituição em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFT), o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Tocantins (Gespol/UFT), o Núcleo de Pesquisa Igualdade Étnico-Racial e Educação (Ierê/UFT) e com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju).

Publicidade

O Seminário é voltado a membras(os), servidoras(es), estagiárias(os) e voluntárias(os) da DPE-TO, assim como comunidade acadêmica, gestores, servidores e professores da rede pública municipal e estadual, movimentos sociais e a sociedade em geral.

Para participar da atividade, que vai totalizar 13 horas de carga-horária, é necessário realizar a inscrição no site de eventos da Esdep até as 23h55min da terça-feira próxima, dia 21. Ao final do evento certificados serão emitidos para as(os) palestrantes, organizadoras(es) e participantes.

Também integra a programação do evento a solenidade de posse dos membras(as) eleitas(os) para o biênio 2024/2026 no Cepir-TO.

Confira a programação:

22 de maio [quarta-feira]

. 8h15: Abertura do Evento;

.posse dos membros do Cepir-TO para o novo biênio;

.Conferência de abertura: “Sociogênese das Desigualdades: Apresentação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir);

.12 horas: encerramento das primeiras atividades e intervalo para o almoço;

. 14 horas: discussão sobre “O papel da Defensoria Pública na promoção de Políticas Públicas de igualdade racial”;

. 15 horas: Painel 1: “Políticas Públicas de igualdade racial e comunidades quilombolas”.

23 de maio [quinta-feira]

. 8h15: Painel 2: “Políticas públicas de igualdade racial e educação”;

. 10 horas: Painel 3: “Políticas Públicas de igualdade racial e saúde”;

. 14 horas: Reunião do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos e Políticas Públicas / Esdep. (direcionada aos participantes do grupo)

(ASCOM DPE-TO)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook