Dia D de mobilização: mais de 290 salas de vacinas estarão em funcionamento neste sábado no TO

sexta-feira, 17 de agosto de 2018 às 13:45
Foto: Tomaz Silva /Agência Brasil

PALMAS – Neste sábado (18), será o Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Durante todo o dia, os pais e responsáveis poderão levar os filhos de um ano até menores de cinco anos em uma das 294 salas de vacinação das unidades de saúde em todo o Tocantins. As equipes de saúde estarão vacinando a população-alvo da campanha no período das 8h às 17h.

O objetivo da campanha é manter as coberturas vacinais contra a poliomielite e sarampo nos municípios, para evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite e manter o Brasil livre da circulação do vírus do sarampo.

Publicidade

Conforme a enfermeira da Gerência Estadual de Imunização, Greicy Rivello, a população a ser vacinada no Tocantins é de 99.049 crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias. Sendo que a cobertura mínima a ser alcançada é 95%. “Os pais e responsáveis são os atores importantes no processo de manutenção da eliminação dessas doenças e que ao se dirigirem as salas de vacinação é necessário apresentar o cartão de vacina para verificação do histórico de vacinação da criança ou certidão de nascimento”, ressalta.

Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite – VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose. (Redação Voz do Bico, com informações da Assessoria)

-- Publicidade --