Fábrica do Governo vai produzir cerca de 60 cadeiras de rodas por mês no Tocantins

quinta-feira, 25 de outubro de 2018 às 16:47
Foto: Divulgação / Governo do TO

GURUPI – O Governo do Tocantins concluirá, até o fim deste ano, a instalação da fábrica de cadeira de rodas em Gurupi. De acordo com a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), a unidade produzirá cerca de 60 cadeiras por mês.

Para ativar o funcionamento da fábrica, o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 1,2 milhão, de recursos próprios, para custear o aluguel, a compra de equipamentos e materiais, além do pagamento de salários para os funcionários.

O projeto beneficiará os portadores de deficiência física em situação de vulnerável social. De acordo com a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Wande Mary, a determinação do governador é que o projeto seja reativado e oportunize o fortalecimento social no Tocantins. “Esse projeto se encontrava parado desde 2015 e o governador, com sua sensibilidade, viu que deveríamos reativá-lo. O planejamento atual é que seja produzida uma média de 50 a 60 cadeiras por mês, podendo chegar até a 200”, explicou.

Cerca de 30 a 50% da mão de obra será preenchida pelos próprios cadeirantes. O restante ficará a cargo dos reeducandos que serão selecionados para trabalhar no projeto como forma de ressocialização e de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Um técnico da área será contratado pela Setas para fazer a capacitação dos funcionários.

Wande Mary informou ainda que os beneficiários do projeto serão as pessoas que estão com nome em lista da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O critério definido é o laudo médico. (Redação Voz do Bico, com informações da Assessoria) 

-- Publicidade --

Comentários no Facebook