Governador determina que profissionais da Saúde no combate ao coronavírus recebam compensação financeira

terça-feira, 2 de junho de 2020 às 16:48
Reunião do Comitê de Crise. Foto: Esequias Araújo.

TOCANTINS – Os profissionais da rede pública de saúde do Tocantins que estão ligados às unidades de saúde no combate à covid-19, vão receber um incremento financeiro. A medida foi anunciada na tarde dessa segunda-feira, 1° de junho, pelo governador Mauro Carlesse, durante reunião por videoconferência do Comitê de Crise para Prevenção do Novo Coronavírus. A medida ainda está sendo formatada pela Casa Civil e deverá ser enviada à Assembleia Legislativa para apreciação e votação dos deputados o mais rápido possível.

O governador explicou que esse incremento nos vencimentos será destinado, exclusivamente, aos profissionais que estão diretamente envolvidos no atendimento e tratamento das pessoas acometidas pela covid-19, por tempo determinado.  “Não adianta termos criado mais 200 leitos no estado neste momento de crise se não equipararmos o que os outros estados estão remunerando. Temos que remunerar melhor essas pessoas que estão se expondo e colocando em risco a saúde de sua própria família. Mas temos que fazer dentro da legalidade e deixar bem claro que não é para todo o quadro de profissionais, é para o quadro que cuida do novo coronavírus”, ressaltou.

Publicidade

O secretário estadual de Saúde, Edgar Tollini, disse que já está concluindo um levantamento dos profissionais de todas as categorias para que não seja cometidas injustiças. “Não existe categoria superior, todos são importantes, desde aqueles que fazem o atendimento inicial ao maqueiro. Ninguém enfrenta uma crise dessa proporção sozinho, então todos são fundamentais e merecedores desse incremento”, ressaltou ele, afirmando que a ação vai permitir que o estado contrate novos profissionais e até mesmo promova o retorno de muitos que estão afastados.

(Secom/TO)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook