
Redação Voz do Bico
PALMAS – O Governo do Tocantins realiza, nesta sexta-feira (1º), às 17h, na sala de reuniões do Palácio Araguaia, coletiva de imprensa para apresentar a Reforma Administrativa do poder Executivo. Estarão presentes os gestores das secretarias de Estado do Planejamento e Fazenda, da Administração, da Comunicação Social, da Casa Civil, de Governo e da Procuradoria Geral do Estado. As mudanças, segundo o governo, visam o enquadramento do Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal e a recuperação da capacidade de investimento.
Conforme já anunciado durante a posse do governador Mauro Carlesse, a estrutura terá uma redução de 28 para 11 secretarias setoriais de Estado e a Governadoria. A previsão de redução de gastos com folha de pagamento e custeio das pastas é de R$ 500 milhões por ano. Pastas estratégicas como a Casa Civil, Comunicação Social, Casa Militar, Secretaria Geral de Governo e Controladoria do Gasto Público, comporão a Governadoria. Todas seguirão com status de secretaria, no entanto, irão compartilhar o mesmo setor de recursos humanos, administrativo, financeiro e contábil.
A nova estrutura também prevê a criação da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Agetuc) e também da Agência de Tecnologia da Informação, para desenvolver ferramentas que vão otimizar a capacidade de atendimento ao público. Também está previsto a criação de 10 macrorregiões, que receberão políticas públicas específicas para o desenvolvimento de cada uma, aproveitando suas potencialidades.












