I Feira de Linguagem da Unitins do Campus de Augustinópolis discute cultura e linguagem

terça-feira, 11 de junho de 2019 às 16:14
A Feira recebeu também a palestra sobre literatura de Cordel. – Fotos: Professor Juno Brasil

AUGUSTINÓPOLIS – O Projeto da I Feira da Linguagem da Unitins do Campus de Augustinópolis 2019 começou no último dia 26 de abril e encerrou na noite da última sexta-feira (07), com o tema Diversidade Linguística: “Quem não comunica, se estrumbica”, uma homenagem aos 31 anos da morte do ícone da comunicação brasileira, Aberlardo Barbosa, o Chacrinha.

O evento contou com a apresentação de seis barracas de níveis de linguagens; Linguagem Culta Padrão; Linguagem Regional Nordestina, Linguagem Regional Sertaneja/Caipira, Linguagem Juvenil, Linguagem Tecnológica e Linguagem Técnica Contábil.

A Feira recebeu também a palestra sobre literatura de Cordel, realizada pelo professor Marcos Vinícius, e contou com apresentações musicais de MPB e Sertanejo, por conta dos alunos Gabriel e Breno, do Curso de Direito e Ciências Contábeis, respectivamente.

A coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Unitins de Augustinópolis, Ana Paula, ressaltou que; “É de grande relevância um projeto de extensão, deste porte, onde a interdisciplinaridade favorece o processo de ensinagem, de forma mais dinâmica e também pela interação entre a universidade e a sociedade”.

A diretora do Campus da Unitins de Augustinópolis, Gisele Padilha, destacou que; “Projetos de extensão desta magnitude, tem função essencial, tanto à comunidade acadêmica, quanto à sociedade local e regional. E cumpre o nosso papel da universidade de ensino, pesquisa e extensão”.

Segundo o professor Juno Brasil, do Curso de Ciência Contábeis de Augustinópolis, “Essa Feira foi uma realização muito importante, no processo de ensinagem dos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis, onde eles deram aula de variação linguística, num processo interdisciplinar, pois são da área de exatas e esse evento foi um desafio muito contagiante, tanto que na troca de conhecimento da língua portuguesa com a matemática, descobriram termos da linguagem contábil, que os fascinaram e minha participação foi apenas de mediador do conteúdo. E isso é muito proveitoso para o processo de ensinagem, onde a aprendizagem ocorre mediante a mediação do professor entre aluno e conteúdo”, finaliza o professor.

O projeto

A “I Feira da Linguagem da Unitins do Campus de Augustinópolis 2019” é um Projeto de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que teve como coordenador o professor Juno Brasil e organização da diretora do Campus de Augustinópolis, Gisele Padilha; da coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, Ana Paula Monteiro e dos acadêmicos do 1º. Período do Curso de Ciências Contábeis 2019.1.

-- Publicidade --

Comentários no Facebook