IFTO de Araguatins promove encontro de pesquisadores e extensionistas

sexta-feira, 26 de abril de 2024 às 11:06
1.430 Visualizações

O evento, realizado pelo IFTO de Araguatins, também foi marcado por palestras, apresentações de trabalhos, exposições de botânica, premiação e oficina. – Foto: Divulgação

ARAGUATINS – Além de promover a interlocução entre estudantes do ensino médio profissionalizante, ensino superior e pós-graduação, o Encontro de Pesquisadores e Extensionistas (Encope) também teve como intuito socializar práticas, experiências e saberes que são desenvolvidas no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Araguatins.

Publicidade

A programação do evento contou com oficinas, palestras, apresentações de trabalhos, exposição de botânica e premiações aos melhores trabalhos. Durante o encontro, houve também o lançamento de dois livros: “A multifuncionalidade da agricultura familiar e a promoção do desenvolvimento”, de autoria da doutorada em Ambiente e Desenvolvimento Érica Ribeiro Simonetti, e “Como iniciar, desenvolver e ganhar dinheiro na ovinocultura”, de autoria do mestre em Zootecnia Alfonso Siqueira D’Imperio; ambos são professores do Campus Araguatins.

Os coordenadores de Pesquisa, Anderson Brasil, e de Extensão, Érica Simonetti, destacaram que o evento visa proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer os projetos de pesquisa e extensão que são desenvolvidos na unidade de Araguatins do IFTO, assim como prestigiar e homenagear estudantes e servidores que desenvolvem estes projetos.

Para o professor do IFTO de Araguaína, Walmir Sousa, que levou uma caravana composta por 43 estudantes de cursos do ensino médio integrado ao técnico ao evento, é relevante a troca de experiências. “É de suma importância essa troca de experiência no campo da pesquisa e da extensão e a interação [entre estudantes e servidores] das unidades, contribuindo para o crescimento do IFTO como um todo”, disse.

Premiados

Os projetos apresentados foram avaliados por um júri técnico, que escolheu os melhores em cada eixo temático. Foram eles:

Eixo Cultura: Recontando as Histórias de Minha Terra; orientado por Lucinalva Ferreira

Eixo Comunicação: EngeAgro Eventos; orientado por Edvar Silva

Eixo Educação: Educação Financeira: Planejar para Realizar; orientado por Renilda Soares

Eixo Saúde: Minha Idade não me Define; orientado por Lucinalva Ferreira

Projeto de Ensino que Culminou em Extensão: Mostra Científica de Administração Rural; orientado por Érica Simonetti

Eixo Tecnologia de Produção: Agricultura familiar como geração de renda e consumo próprio para pequenos produtores do povoado Taquarizinho-Município de Araguatins; orientado por Lucinalva Ferreira

Eixo Trabalho: Essência da Gestão na Beleza: alavancagem de negócios na cidade de Araguatins; orientado por Érica Simonetti

Eixo Direitos humanos e Justiça Social: Sou mulher, minha histórias não tem limites; orientado por Lucinalva Ferreira

Vencedores do Prêmio Mérito Científico do II Encope:

Pesquisador Inovador: Marcos Vinicius Nascimento

Jovem Cientista: Karlos Daniel Marinho

Cientista Promissor: Elson Neves

Mulheres na Ciência: Amanda Gissele Silva

Confira mais fotos do evento.

Por Isabella Flávia, estagiária sob supervisão da equipe de Jornalismo da Dicom do IFTO

-- Publicidade --

Comentários no Facebook