Intercâmbio internacional de Jovens é tema de palestra do Rotary Clube de Augustinópolis; veja vídeo

segunda-feira, 4 de novembro de 2024 às 16:25
931 Visualizações

Os Rotary Clubes enviam anualmente dezenas de jovens para estudar no exterior, em programas de longa e curta duração. – Fotos: Paulo Palmares/VB

AUGUSTINÓPOLIS – Jovens augustinopolinos ou de cidades vizinhas de ambos os sexos com idade entre 15 e 17 anos, cursando o ensino médio sem jamais terem sidos reprovados, podem participar de um intercâmbio internacional, organizado pelo Rotary Club de Augustinópolis com apoio e orientação do Distrito 4530 ao qual o clube de Augustinópolis estar vinculado. O processo seletivo para 2025-2026 será realizado no dia 30 de novembro de 2024 na Fundação de Rotarianos de Brasília.

Publicidade

Para falar sobre o intercâmbio esteve em Augustinópolis o chairman da Comissão Distrital de Intercâmbio Luiz Gustavo Kuster Prado. “Com certeza é um momento único na vida do jovem que refletirá positivamente para sempre tanto na vida profissional como pessoal”, disse ele aos jovens que participaram do encontro realizado no dia 1º   no Centro Educacional Raimundo Alves.

Durante a palestra, Pedro Timothéo Palmares, intercambista augustinópolino na Alemanha e mais duas jovens dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro falaram de suas experiências no período em que estão vivendo fora. “Realmente é uma vivência fantástica e muito enriquecedora”, disse o Pedro.

VEJA O VÍDEO

O QUE É

Os Rotary Clubes enviam anualmente dezenas de jovens para estudar no exterior, em programas de longa e curta duração. O programa do Rotary International de intercâmbio de jovens tem como objetivo promover a paz e o conhecimento de outras culturas, patrocinado por Rotary Clubs em mais de 100 países e é destinado a jovens de 15 a 17 anos.

O programa de intercâmbio do Rotary funciona da seguinte forma:

  • Os jovens residem em famílias anfitriãs aprovadas pelo Rotary
  • São acompanhados por Oficiais e Conselheiros de Intercâmbio
  • Frequentam regularmente uma escola de nível secundário

O Rotary International tem um compromisso com a segurança dos jovens e com a proteção contra abusos e assédio. Todos os rotarianos, cônjuges, parceiros e voluntários do Rotary devem salvaguardar o bem-estar dos jovens participantes.

São exigidas pelo menos 2 famílias voluntárias (além da família do jovem que vai) para hospedar o jovem que virá de outro país. As famílias voluntárias devem, necessariamente, estar em região próxima da família principal e escola onde irá estudar, pois não será possível mudança de escola durante a estadia do jovem visitante. Recomendamos que o perfil familiar sejam parecidos. Não recomendamos que as famílias voluntárias sejam avós ou famílias que não estão acostumados com o dia-a-dia de um jovem de 17 anos.

(Redação Voz do Bico)

-- Publicidade --