Mais de 415 mil pessoas fazem parte da população alvo da vacinação contra influenza no Tocantins

segunda-feira, 8 de abril de 2019 às 10:25
A vacina protege contra os subtipos dos vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. Foto: Senior Airman Areca Wilson/Wikimedia Commons).PALMAS – Começa nesta quarta-feira (10) a Campanha de Vacinação contra a Influenza e mais de 415 mil pessoas fazem parte da população alvo no Tocantins. A vacina protege contra os subtipos dos vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. Fazem parte dos grupos prioritários indivíduos com mais de 60 anos, crianças de seis meses até seis anos incompletos e gestantes.

Mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias, trabalhadores da área da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional também devem procurar os postos de saúde para tomar a vacina.

A gerente da Central de Vacinas de Palmas, Elaine Katzwinkel, explica que a vacina não pode ser vista como medida curativa, mas sim preventiva, e tem como objetivo evitar a forma mais grave da gripe e também complicações que podem surgir por causa da doença. “É importante destacar que a gripe pode ter complicações e levar a óbito, e a vacina é um meio de prevenção e não de cura”, alertou.

Publicidade

A vacina não tem contraindicações ou efeitos colaterais, quem tem alergia ao ovo também pode tomar a vacina. A enfermeira explica ainda que a picada pode causar, no máximo, uma pequena alergia no local de injeção, e que a mesma não gera processo de gripe em quem tomou. O Dia D de mobilização nacional está marcado para dia 04 de maio. (Redação Voz do Bico, com informações da Assessoria) 

-- Publicidade --