Municípios têm até sexta-feira (15) para cadastrar escolas no Programa Saúde na Escola

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019 às 15:08

PALMAS – Os municípios tocantinenses devem cadastrar escolas da rede municipal, até a próxima sexta-feira (15), para participarem do novo ciclo do Programa Saúde na Escola (PSE), lembra a Associação Tocantinense de Municípios (ATM). Segundo o Ministério da Saúde, até a última semana, 2.978 cidades ainda não haviam apontado quais escolas públicas deverão participar deste novo momento do programa. Outros 678 iniciaram o processo, mas não concluíram.

Segundo o MS, 1.915 municípios já aderiram ao projeto que prevê recursos financeiros para os municípios realizarem ações de prevenção e promoção da saúde no ambiente escolar. A ATM orienta que, com o credenciamento, as prefeituras desenvolverão doze ações envolvendo temas como incentivo à atividade física, combate ao aedes aegypti, prevenção de violências e acidentes, verificação e atualização da situação vacinal.

Ainda segundo MS, R$ 89 milhões será o investimento anual do programa, que terá um ciclo de adesão correspondente a dois anos, com liberação de recursos a cada 12 meses. O presidente da ATM, Jairo Mariano, explica a novidade para esta edição do programa em 2019.

“Os Municípios devem cadastrar as escolas e não mais o nível de ensino, como era feito anteriormente. Lembrando que o programa deve ser executado por gestores e servidores da área da educação, com o acompanhamento das equipes de atenção básica à saúde. Em sintonia, essas equipes considerarão nível de ensino, as demandas das escolas, do território e a análise de situação de saúde do território”, ressalta. (Com informações da Assessoria)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook