Polícia Militar participa de ações do Setembro Amarelo em Tocantinópolis e Araguatins

quinta-feira, 13 de setembro de 2018 às 16:19
Palestra em Tocantinópolis. Foto; Divulgação / PM

Alan Milhomem / Voz do Bico*

TOCANTINÓPOLIS – A Polícia Militar no Bico do Papagaio participou de ações do Setembro Amarelo nesta quinta-feira (13). Em Tocantinópolis, os policiais participaram de palestra ministrada por profissionais do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS). Já em Araguatins, pacientes atendidos no CAPS da cidade realizaram uma visita ao quartel do 9º Batalhão da Polícia Militar.

A equipe do CAPS de Tocantinópolis, formada pela enfermeira Vandecy Soares, a terapeuta ocupacional Watna Gonçalves e a coordenadora Antônia Pereira, ministraram palestra sobre o suicídio para os militares na sede da 5ª CIPM. Na ocasião, as profissionais das principais causas que levam uma pessoa a cometer suicídio, como cobranças sociais, culpa, remorso, depressão, ansiedade, medo, fracasso, humilhação e o uso de drogas.

Segundos dados do CAPS, em Tocantinópolis, pelo menos duas pessoas se suicidam por ano na cidade. Na última segunda-feira (10), um jovem se suicidou na cidade. Este foi o segundo caso registrado este ano em Tocantinópolis. Os dois casos aconteceram no bairro Alto Bonito. Como forma de prevenção, a equipe do CAPS destacou o acompanhamento psicológico e psiquiátrico, o apoio da família e amigos, atividades desenvolvidas pelo centro, além de do não uso de álcool e outras drogas.

Foto: Divulgação / PM

Em Araguatins, 15 reabilitandos do Centro de Atenção Psicossocial de Araguatins (CAPS) estiveram na sede do 9º BPM, onde foram recepcionados pelo comando da Unidade. A visita teve como propósito a interação social dos usuários com a Polícia Militar. Os pacientes visitaram as instalações da administração e o campo Arena Guardião.

Em parceria com o 9º BPM, o CAPS, por meio do projeto Todos pela Vida, iniciará, na próxima semana, atividades físicas com os pacientes do Centro. As atividades serão acompanhadas por um educador físico e ocorrerão duas vezes por semana.

Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo começou em 2015 e visa conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar as pessoas sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo e as formas de prevenção. Locais públicos e particulares são identificados com a cor amarela como forma de divulgar a campanha e informações sobre esse problema de saúde pública. (*Com informações do 9º BPM e 5ª CIPM)

-- Publicidade --
-- Publicidade --

Comentários no Facebook