Secretaria Municipal de Saúde Araguatins promove a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite

quarta-feira, 29 de maio de 2024 às 15:50
993 Visualizações
Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite acontecerá no dia 18 de junho em Araguatins. – Foto: Sec. Saúde Araguatins

ARAGUATINS – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite já está em andamento em Araguatins, e vai até o dia 14 de junho, o dia D da Campanha, acontecerá no dia 8 de junho. Os pais e responsáveis terão a oportunidade de reforçar a proteção das crianças menores de cinco anos contra a Poliomielite.

O Secretário Municipal de Saúde, Ruy Matos Oliveira, ressaltou que a campanha é essencial para proteger nossas crianças contra a poliomielite, uma doença grave e altamente contagiosa.

Publicidade

“Nossa meta, é vacinar 95% das crianças Araguatinense menores de 5 anos, com objetivo de conter a reintrodução do poliovírus, além de promover uma alta cobertura vacinal e manter o nosso município livre da doença”, pontuou o secretário.

Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão prontas para aplicação do imunizante

Público-Alvo:

– Crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias)

  • Crianças menores de 1 ano, deverão ser vacinados conforme a situação vacinal.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é uma estratégia de política pública de saúde que objetiva conter o risco de reintrodução do poliovírus, alcançar alta e homogênea cobertura vacinal.

A poliomielite é caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que, em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. A vacina contra a Poliomielite é composta por três doses aos 2, 4 e 6 meses de vida, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, além das doses de reforço aos 15 meses e 4 anos.

Locais de vacinação:

– UBS Sesp – Rua: 13 de Outubro, Horário 7h30 ás 19h30

– UBS Nova Araguatins – Rua: Floriano Peixoto, Horário 7h30 ás 19h30

– UBS Setor Aeroporto – Av. Dom Orione, Horário 7h30 ás 17:30

– UBS Vila Cidinha – Rua: C, Horário 7h30 ás 19h30

– UBS Vila Miranda – Rua 13 de Outubro,  Horário 7h30 ás 19h30

– UBS Vila Madalena/Santa Tereza – Rua: Castelo Branco, Horário 7h30 ás 17h30

(Assessoria Saúde Araguatins)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook