Segunda fase da campanha de vacinação contra febre aftosa começa no dia 1º de novembro

quarta-feira, 21 de outubro de 2020 às 14:42
Foto: Agência Pará / Arquivo

TOCANTINS – O produtor rural tocantinense já sabe que novembro é o mês da segunda fase da vacinação contra a febre aftosa, especificamente, para bovídeos (bovinos e bubalinos) de 0 a 24 meses de idade declarados na 1ª etapa de maio. A expectativa é vacinar 4 milhões de animais, dos mais de 8,8 milhões existentes no Tocantins. Há 23 anos, o estado está livre da doença graças à vacinação.

Após comprar a vacina em loja licenciada, o pecuarista terá até 10 dias para comprovar que vacinou. Basta levar a nota fiscal e a carta-aviso preenchida na Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapec) no seu município. É necessário agendar o atendimento para evitar aglomerações, e os telefones para agendamento podem ser consultados no site da Adapec.

Publicidade

“O estado caminha para retirada da vacinação, mas até lá é preciso continuar cumprindo a obrigação de vacinar o rebanho para conseguirmos esse avanço tão almejado pela cadeia produtiva”, avalia o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

O Tocantins tem alcançado, por ano, altos índices de coberturas vacinais nas campanhas. Na primeira etapa da campanha, realizada em maio deste ano, foram vacinados 8.670.975 bovídeos, um percentual de 98,71%. O total de animais teve um aumento de 3,64% em relação à última etapa de vacinação contra aftosa, ocorrida em novembro de 2019, passando de 8.493.825 para 8.803.708 animais imunizados.

(Secom-TO)

-- Publicidade --