Segurança Pública orienta que cidadãos têm até 2032 para trocar RG pela nova Carteira de Identidade Nacional

quarta-feira, 15 de maio de 2024 às 12:46
705 Visualizações
Cidadãos têm até 2032 para fazer a troca do RG. – Foto: Divulgação

TOCANTINS – A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, por meio do Instituto de Identificação, reforça à população que não há necessidade de urgência para a confecção da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Os cidadãos têm até 2032 para fazer a troca do RG pelo novo documento. Esse prazo é para que todo brasileiro tenha tempo de trocar o seu documento sem pressa.

A renovação dos documentos deve seguir os seguintes prazos: 0 a 12 anos incompletos a validade é de 5 anos, de 12 a 60 anos incompletos, a validade é de 10 anos e acima de 60 anos, a validade é indeterminada.

Publicidade

“Diante desses prazos, verifica-se que não há necessidade de urgência para que seja feita a troca do documento. Se as pessoas forem, ao mesmo tempo, em busca do serviço, não conseguiremos atender com a agilidade e eficiência com as quais buscamos atuar diariamente. Todos terão a oportunidade de ter o novo documento. Isso é garantido”, reforçou a diretora do Instituto de Identificação, Elaine da Silva Monteiro Tonon.

Para ter acesso ao documento, em Palmas, é necessário fazer o agendamento através do site da SSP/TO (https://iito.ssp.to.gov.br/servicos). Toda sexta-feira, a partir das 14 horas, são liberadas novas vagas para o agendamento e posterior atendimento. Já nas demais cidades do Estado, o interessado pode se dirigir pessoalmente aos núcleos de identificação munido de certidão de nascimento ou de casamento e o comprovante de inscrição do CPF (originais e cópias).

CIN

A nova Carteira de Identidade Nacional é um documento confiável, seguro, digital e possui um número único nacional, o CPF. Ela inova ao incluir tecnologias e elementos de segurança e garante a identificação por meio de um documento seguro em conformidade com padrões internacionais.

Entre as inovações incorporadas pela CIN está a inclusão do QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados, além da inclusão de uma área específica no documento da Machine Readable Zone (MRZ), com possibilidade de utilização como documento de viagem, desde que haja acordo entre países.

Além disso, a nova Carteira de Identidade Nacional também está no aplicativo GOV.BR.

(DICOM SSP-TO)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook