SES-TO convoca gestores municipais para preenchimento do Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde

sábado, 15 de junho de 2024 às 09:36
329 Visualizações
O Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde busca garantir que as necessidades dos usuários das Unidades Básicas de Saúde sejam plenamente atendidas. – Foto: Divulgação

Verificar os fluxos de trabalho dos profissionais, infraestrutura e ofertas dos serviços é o objetivo do Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde, iniciativa do Ministério da Saúde (MS). Com os dados obtidos, será possível aprimorar a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e fortalecer os programas de investimento da atenção primária à saúde (APS). Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde do Tocantins (SES-TO) convoca e incentiva os gestores municipais para realizar o preenchimento do formulário online, na plataforma E-gestor Atenção Básica.

“O objetivo do censo é realizar o diagnóstico da infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, para identificar as insuficiências, estimular a cultura de avaliação e uso de dados para as equipes reorganizar os fluxos de trabalho. E é importante para nós, porque busca oferecer recomendações para aprimoramento dos vários programas, serviços e estratégias direcionadas à Atenção Primária de Saúde”, afirmou a diretora de Atenção Primária (DAP/SES-TO), Cleidimar Rodrigues.

Publicidade

“Esse censo nacional das UBS do SUS é voluntário e não está vinculado a qualquer incentivo financeiro. Tem o objetivo de realizar um amplo diagnóstico das condições de infraestrutura, processos de trabalho, as equipes, o cenário digital. O Estado vê como importante, e está incentivando a adesão porque vamos saber sobre o cenário de como estão as Unidades Básicas de Saúde, e será possível o planejamento das ações e estratégias e até mesmo investimentos que o Ministério da Saúde irá programar, de acordo com as necessidades reais dos territórios”, afirmou a enfermeira e técnica da Diretoria de Atenção Primária (DAP/SES-TO), Helen Ruth de Freitas Souza.

O censo

A finalidade do Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde é coletar informações detalhadas que servirão de base para orientar investimentos e a construção de políticas e programas públicos, fortalecendo a infraestrutura e os processos da Atenção Primária de Saúde. Na programação, o município aceita participar do Censo das UBS e preencher um formulário eletrônico para cada UBS do município, inscrita no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

O formulário eletrônico ficará disponível no sistema e-gestor AB e o gestor municipal poderá indicar os responsáveis pelo preenchimento do Censo, cadastrando-os no e-gestor AB. O Ministério da Saúde se compromete a sistematizar as informações geradas por município, de forma a propiciar subsídios para o processo de planejamento e melhoria da atenção primária no país.

(SECOM-TO)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook