Tocantins: 46,2 mil crianças ainda não foram vacinadas contra a pólio e o sarampo

quarta-feira, 22 de agosto de 2018 às 17:43
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

PALMAS – No Tocantins, 46,2 mil crianças de um ano a menores de cinco ainda não foram vacinadas contra a poliomielite e o sarampo, conforme balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (22). Cerca de 53% do público-alvo do estado já foi vacinado.

A Campanha Nacional Contra a Poliomielite e Sarampo se encerra no dia 31 de agosto. Em todo o país, cinco milhões de crianças ainda precisam ser vacinadas. A última atualização dos estados aponta que 56% das crianças do país já receberam as doses contra as doenças.

Publicidade

No total, 12,5 milhões de doses das vacinas foram aplicadas contra a pólio e sarampo (cerca de 6,2 milhões de cada). A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças independente da situação vacinal delas e criar uma barreira sanitária de proteção da população brasileira.

“Convocamos pais e responsáveis a levarem as crianças que ainda não foram vacinadas, independente da situação vacinal anterior, já que neste ano a campanha é indiscriminada. O esforço do país é impedir que doenças já eliminadas não retornem o Brasil. Esse é um trabalho de toda a sociedade”, ressalta o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina na vida serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite – VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose. (Redação Voz do Bico, com informações do Agência Saúde)

-- Publicidade --