Tocantins conta com 181.624 estudantes inscritos na Olimpíada Nacional de Matemática

sábado, 27 de abril de 2024 às 12:07
330 Visualizações
A OBMEP é a maior competição de matemática para estudantes no Brasil. – Foto: arquivo/Seduc/Governo do Tocantins

TOCANTINS – A Comissão Organizadora da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) divulgou os números de inscritos e os recordes de 2024. Este ano, a olimpíada alcançou o maior número de escolas, são 56.513 instituições distribuídas em 5.564 municípios, uma representação de 99,9% dos municípios brasileiros, apenas quatro deles não tem escolas participantes e são mais de 18,3 milhões de alunos inscritos. O Tocantins também cresceu, este ano, são 181.624 inscritos, 356 a mais do que o ano anterior e são 722 instituições de ensino participantes. Na rede estadual temos 412 escolas inscritas e um total de 138.448 alunos.

A prova da 1ª fase será no dia 4 de junho e os estudantes participantes podem acessar no portal https://www.obmep.org.br/ material para estudo, como as provas das edições passadas e começar a se preparar. A prova da 2ª fase será no dia 19 de outubro, nos polos de aplicação.

Publicidade

A olimpíada está é realizada com estudantes matriculados em escolas públicas e privadas do 6º ano do ensino fundamental ao ensino médio. E é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Em 2024, a OBMEP distribuirá 8.450 medalhas, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além dos 51 mil certificados de menção honrosa. E serão concedidas 20,5 medalhas estaduais, com o objetivo de estimular cada vez mais a participação dos alunos.

O coordenador regional da OBMEP na região de Araguaína, professor Wiliam Carlos de Sousa Luz, ressaltou a importância da OBMEP. “Ficamos satisfeito, que após 20 anos de início da OBMEP, o projeto ainda continua sendo bem aceito e encontrado espaço para crescimento, graças ao bom trabalho desenvolvido pelas escolas e professores”, explicou.

O professor Erivaldo Sousa, representante da OBMP, na Secretaria da Educação esclareceu que a Seduc sempre motiva as instituições de ensino e os estudantes a participarem das olimpíadas escolares. “A OBMEP traz uma série de vantagens significativas para os estudantes e contribui para o desenvolvimento pessoal e acadêmico. A OBMEP proporciona um ambiente desafiador que motiva os estudantes a aprofundar seus conhecimentos matemáticos. O desafio de resolver problemas complexos estimula o pensamento crítico, a criatividade e o raciocínio lógico. Em resumo, participar da OBMEP oferece aos estudantes uma oportunidade única de desenvolver habilidades matemáticas, receber reconhecimento pelo seu desempenho e preparar-se para futuros desafios acadêmicos e profissionais. Além disso, contribui para promover uma cultura de estudo e excelência acadêmica nas escolas públicas brasileiras”, ressaltou Erivaldo.

(SECOM-TO)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook