Tocantins terá 87 prefeitos na disputa pela reeleição, enquanto 20 não tentarão se reeleger e 4 não apoiarão nenhum candidato

segunda-feira, 5 de outubro de 2020 às 15:22
671
Foto: Redação/ VB.

TOCANTINS – Um levantamento feito pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM) sobre os postulantes ao Executivo dos 139 municípios tocantinenses revelou que a maioria dos municípios terá candidaturas à reeleição. Foram analisados dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e apoios declarados pelos prefeitos e prefeitas na imprensa e nos canais internos da ATM.

Dos 139 prefeitos no Tocantins, 107 estão aptos a buscarem a reeleição, por estarem em seu primeiro mandato, enquanto 32 finalizam o segundo mandato ao fim do ano, logo não poderão buscar um terceiro mandato consecutivo ao cargo de prefeito. Do montante de prefeitos aptos a concorrerem a reeleição, 20 não tentarão permanecer na chefia do Executivo municipal.

Publicidade

“Alguns apontam dificuldades de gerência frente à dependência dos municípios brasileiros de recursos federais, além da sobrecarga de obrigações impostas aos entes locais, que torna extremamente difícil promover investimentos nas cidades”, aponta o presidente da ATM, Jairo Mariano.

Sucessores

Dois 32 prefeitos que estão no segundo mandato, 30 lutarão para elegerem seus sucessores, enquanto que apenas dois prefeitos se manterão neutros, sem interesse em apoiar um candidato ou se lançar aos trabalhos de campanha eleitoral. Ainda, dos 20 prefeitos desistentes de uma eventual reeleição, 18 tentarão promover sucessores, enquanto dois se manterão neutros na corrida eleitoral.

Candidatos únicos

Dois municípios terão candidatos únicos nessas eleições municipais: Barrolândia e Nova Rosalândia. O candidato do primeiro município é o atual prefeito, enquanto o do segundo município é um ex-prefeito. Apesar de apenas uma pessoa estar concorrendo à prefeitura, a eleição ocorre normalmente, com votações e apuração final.

Números Nacionais

Levantamento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) indica que 78,7% dos prefeitos podem se candidatar à reeleição nos pleitos municipais deste ano. Ou seja, dos 5.568 prefeitos, 4.384 gestores estão aptos a concorrer ao pleito pela segunda vez seguida. Os dados foram consolidados com base dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e em cadastros próprios da entidade.

Ainda segundo o estudo da CNM, apenas 1.184 dos prefeitos no exercício atual, ou seja, 21,3%, já foram reeleitos no pleito de 2016 e, portanto, não podem participar da disputa pela prefeitura no segundo semestre de 2020.

(Ascom ATM)

-- Publicidade --