UFT recebe nota 4 no Índice Geral de Cursos do Inep

segunda-feira, 15 de abril de 2024 às 12:18
312 Visualizações
Foto: Sucom UFT

TOCANTINS – A Universidade Federal do Tocantins – UFT obteve nota 04 (de máximo 05) no Índice Geral de Cursos (IGC) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Inep avaliou 1.998 instituições de ensino superior, públicas e privadas. O Índice Geral de Cursos (IGC) é um dos instrumentos utilizados para conhecer o desempenho das instituições de ensino superior do Brasil. Ele é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada Instituição.

Publicidade

Dentre os cursos de graduação avaliados com nota 04 estão: ciências contábeis, direito, ciências econômicas, jornalismo, administração, administração pública, relações internacionais e psicologia.

Além do Índice Geral dos Cursos – IGC, também foram avaliados outros indicadores, como Conceito Preliminar do Curso – CPC e Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado – IDD.

Para o Reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato, esse índice representa um crescimento e melhoria gradual, um esforço institucional e coletivo em prol da melhoria e qualidade dos cursos oferecidos pela Universidade. “Para chegar nesse índice, são várias dimensões avaliadas, desde a infraestrutura, quadro docente e uma série de quesitos e quando se compara alguns anos atrás para hoje, se percebe uma evolução crescente da qualidade da Universidade e dos cursos que nós oferecemos. Isso é fruto de muito trabalho e organização, um acompanhamento rigoroso do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e de uma série de elementos que colaboram para que a UFT possa, ao final de um ciclo avaliativo, obter essa nota 4 (de máximo 5). Espero que a gente possa, ao final da gestão, alcançar a tão esperada nota 5 no Índice Geral de Cursos. Mas essa nota 4 se destaca no contexto regional e se posiciona muito bem entre as Instituições Públicas da Região Norte. Estamos todos de parabéns e essa conquista merece ser comemorada.”

(Superintendência de Comunicação UFT)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook