Veja quem são os nove candidatos que vão disputar duas vagas no Senado

quarta-feira, 8 de agosto de 2018 às 17:16
Foto: Gazeta do Cerrado

PALMAS – Com os registros das atas das convenções partidárias no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), as chapas majoritárias que vão disputar o comando do Palácio Araguaia foram definidas. Disputarão o governo os candidatos Carlos Amastha (PSB), Mauro Carlesse (PHS), Márlon Reis (Rede), César Simoni (PSL) e Bernardete Aparecida (PSOL). Já para o Senado, nove candidatos foram aprovados nas convenções. Veja quem são:

Siqueira Campos (Democratas)

José Wilson Siqueira Campos foi vereador de Colinas de Goiás, hoje Colinas do Tocantins, deputado federal por Goiás por cinco mandatos e autor da emenda de criação do Estado do Tocantins. Depois de ter sido o primeiro governador do Estado, voltou ao cargo entre 1995 e 2002 e entre 2010 a 2014, quando renunciou. Eduardo Gomes (SD) e Ogari Castro (DEM) são primeiro e segundo suplentes, respectivamente.

César Halum (PRB)

César Hanna Halum é médico veterinário, casado, pai de dois filhos. Já foi prefeito de Araguaína, deputado estadual por dois mandatos e, atualmente, é deputado federal pelo PRB. Darcy Garcia (Patriotas) e Aquiles Souza (PRB) são os suplentes.

Vicentinho Alves (PR)

Vicente Alves é casado e pai de quatro filhos. Pecuarista e piloto comercial, o candidato já foi prefeito de Porto Nacional, deputado estadual de 1999 a 2007 e deputado federal até 2011, quando tomou posse como senador. Os suplentes são Antônio Lucena e Homero Barreto.

Ataídes Oliveira (PSDB)

Ataídes de Oliveira é empresário do ramo de construção civil e consórcios. Em 2010, com morte do senador João Ribeiro, ele assumiu a vaga no Senado. Em 2014, disputou o governo do Estado, mas não conseguiu se eleger. O senador tenta a reeleição Luiz Sérgio e Arthur Ribeiro de suplentes.

Paulo Mourão (PT)

Paulo Mourão é formado em Engenharia Agronômica, foi eleito deputado federal na primeira eleição do Tocantins e teve quatro mandatos consecutivos. Em 2004, elegeu-se prefeito de Porto Nacional. Em 2009, foi Secretário Estadual de Assuntos Estratégicos e, hoje, é deputado estadual (PT). Os suplentes na chapa são Cirlene Alves e Germana Pires.

Irajá Abreu (PSD)

Irajá Silvestre Filho, filho da senadora Kátia Abreu, é formado em publicidade e atua como empresário e agricultor. Irajá está no segundo mandato como deputado federal. Na suplência estão Wilson Silva e Terciliano Gomes.

Farlei Meyer (PSL)

Farlei Meyer é ex-secretário estadual da Segurança Pública, formado em Direito e agente de Polícia Federal há 22 anos. Atualmente é doutorando em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade de Buenos Aires (Argentina). Felipe Ponci e Túlio Chegury são os suplentes.

Antônio Jorge (PSL)

Antônio Jorge é presidente do Sindicato Rural da Capital. É ex-deputado federal. Foi eleito deputado constituinte em 1988 e reeleito em 1990, 94 e 98.

Melqui Aires (PSOL)

Melqui Aires é teólogo e empresário. Já exerceu os cargos de secretário de governo da Prefeitura de Palmas, presidente do Banco do Empreendedor, vice-presidente do Naturatins e subsecretário no governo estadual. Como suplentes estão Ronaldo Moreira e Eudes Júnior.

-- Publicidade --
-- Publicidade --

Comentários no Facebook