Pré-candidaturas lgbt+ crescem 76% em pouco mais de um mês

domingo, 24 de julho de 2022 às 16:48
56 Visualizações
Entre junho e julho, pré-candidaturas de pessoas da comunidade LGBT+ passaram de 125 para 222, com São Paulo liderando o ranking.

BRASIL –  Uma pesquisa realizada pelo programa Voto Com Orgulho identificou que, entre os meses de junho e julho, houve um aumento de 76% no número de candidaturas de pessoas da comunidade LGBT+ para as eleições de 2022. Além do aumento generalizado, a pesquisa ainda identificou um crescimento de quase 100% na oferta de candidatos e candidatas trans, que passaram de 27 para um total 55 pré-candidaturas.

Ao todo, o programa contabiliza 222 pré-candidaturas na comunidade LGBT+ para as eleições proporcionais federais e estaduais. Em junho, quando foi realizada a última pesquisa do Vote Com Orgulho, a comunidade somava 125 lançamentos. São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro lideram o ranking, com SP ocupando o topo em número absoluto de candidaturas (42), e o Paraná na proporção em relação ao total.

Publicidade

Essas candidaturas são em sua maioria identificadas no espectro de esquerda, com 136 nomes, e centro-esquerda, com 39. Os extremos já acumulam acumulam uma baixa projeção entre os lançamentos na comunidade LGBT+, com 19 nomes na extrema esquerda e apenas dois na extrema direita. Os espectros de direita e centro-direita já somam apenas cinco pré-candidatos e pré-candidatas.

Fonte: Congresso em Foco

-- Publicidade --