[ENTREVISTA]Vanessa Alencar e a transformação que os livros fazem nas pessoas e na sociedade

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022 às 17:10
Vanessa Alencar. Foto: Ana Cláudia Teixeira.

A augustinopolina Vanessa Alencar é mestranda em Letras – Ensino de Língua e Literatura na Universidade Federal do Tocantins e conversou com o portal Voz do Bico sobre sua experiência com a leitura e as transformações que esta pode fazer.

Vanessa conta que começou a ler na infância por influência de seus avós, e como ainda não tinha irmãos com quem brincar, passava muito tempo lendo. As histórias preferidas na época eram do Sítio do Pica-pau Amarelo e de gibis. “Quando nós somos crianças, interagimos de certa forma com o texto, participamos, é como se estivéssemos ali sendo observadores de tudo aquilo que acontece na história”, lembra. Hoje, ela gosta mais de ler contos, crônicas e romances.

Publicidade

Um dos benefícios da leitura citados pela mestranda é o aprimoramento do pensamento do leitor: “Quanto mais você tem o hábito de ler, mais você se torna um leitor crítico, um indivíduo que tem opiniões. E a leitura se torna um exercício complexo diante do contexto social, porque vai desde a decodificação das palavras até a compreensão e a produção do sentido do texto lido, porque o leitor passa a ter um novo olhar sobre determinado assunto”.

Vanessa ainda defende que o hábito da leitura muda a visão do leitor sobre a realidade e o torna um cidadão mais correto, que reflete a respeito de seus próprios atos: “E não importa em que cidade ele possa morar, não importa o bairro, o importante são as modificações que ele pode fazer diante da leitura, sua forma de agir e perspectiva de vida. Ler é maravilhoso”, ressalta.

Afinal, como disse Mário Quintana, “Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”.

(Ionnara Lima – Voz do Bico)

-- Publicidade --