Tocantins tem 318 candidatos inaptos para as eleições de 2020, segundo TSE

sexta-feira, 13 de novembro de 2020 às 13:59
54 Visualizações

TOCANTINS – Dos 8.679 pré-candidatos que solicitaram registro de candidatura junto à Justiça Eleitoral para concorrerem nas eleições de 2020, 318 estão, até o momento, considerados inaptos para serem eleitos, seja porque tiveram o pedido negado/não conhecido, porque desistiram da disputa ou por algum outro motivo. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral e atualizadas com regularidade.

Só os pedidos de registro negados pela Justiça Eleitoral foram 165, enquanto 145 candidatos renunciaram por conta própria. Dos que irão competir, 615 tentam ser reeleitos. A lista completa pode ser encontrada aqui. Basta selecionar as opções no menu à esquerda na página.

Publicidade

No gráfico abaixo pode ser conferida a porcentagem de cada gênero que disputará um cargo de prefeito, vice-prefeito ou vereador neste ano. A quantidade de mulheres já foi bem menor, no entanto ainda está longe de se igualar à de homens.

Divulgação/TSE.

A faixa etária de 35 a 49 anos é a que apresenta o maior número de candidatos.

Divulgação/TSE.

 

Quase a metade dos candidatos tocantinenses declarou ter o ensino médio como grau de instrução.

Divulgação/TSE.

A maioria dos postulantes a um cargo no próximo domingo se declara da cor parda, enquanto apenas 48 são indígenas.

Divulgação/TSE.

O Tocantins é a única unidade da Federação onde não pode haver segundo turno nas eleições municipais, uma vez que para acontecer o segundo turno é necessário que um município possua mais de 200 mil eleitores. No estado, Palmas é a cidade com a maior quantidade de eleitores, 180 mil.

(Ionnara Lima – Voz do Bico)

-- Publicidade --