Veja o que você precisa saber sobre as eleições do dia 15 de novembro

quinta-feira, 5 de novembro de 2020 às 11:44
45 Visualizações
Eleitores devem ficar atentos às orientações da Justiça Eleitoral. Foto: Divulgação.

TOCANTINS – Faltando pouco para as eleições municipais, os cerca de 1 milhão de eleitores do Tocantins devem ficar atentos às orientações da Justiça Eleitoral para o dia da votação. O objetivo é garantir a segurança sanitária do pleito, assim como a tranquilidade do processo eleitoral.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que devido à pandemia, a votação este ano será no dia 15 de novembro, das 7 às 17 horas, com atendimento preferencial (mas não exclusivo) para os idosos no período de 7 a 10 horas.

Publicidade

Antes de sair de casa, confira no site do Tribunal Regional Eleitoral o seu local de votação e a seção eleitoral onde irá votar. Essa informação é importante, pois pode ter sofrido modificação.

Nos locais de votação, o uso  da máscara é obrigatório, conforme estabelece o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020. Não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer outra atividade que exija a retirada da máscara nesse ambiente.

A Justiça Eleitoral ainda recomenda que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação e respeite a marca de distanciamento nas filas e nas seções eleitorais, sinalizada com adesivos no chão. Na hora da votação, o protocolo estabelece ainda que o eleitor higienize as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. Permaneça nos locais de votação apenas o tempo necessário.

Caso o eleitor tenha sido diagnosticado com covid-19 nos últimos 14 dias que antecedem a votação ou esteja com sintomas da doença, a orientação é que ele permaneça em casa e justifique posteriormente a ausência. A justificativa pode ser feita até 60 dias após as eleições por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral ou pelo aplicativo e-Título.

Para quem estiver fora do domicílio eleitoral e não conseguir votar, a justificativa também poderá ser feita pelo aplicativo, sem a necessidade de se deslocar a um local de votação. O aplicativo fará a comprovação da localização do eleitor por meio de georreferenciamento. Confira aqui mais detalhes sobre o assunto.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins:

Serviço

Data da eleição: 15 de novembro, domingo.

Horário: 7h a 17h (7h a 10h preferencial para idosos).

O que levar: máscara, caneta, documento oficial com foto ou aplicativo e-Título com foto.

Como justificar o voto: site do TSE ou e-Título.

(Ascom TRE-TO)

-- Publicidade --