A informação que está circulando nas redes sociais sobre o reajuste de 13,79% na tarifa de energia para os consumidores do Tocantins seria realizado é falso segundo a empresa responsável pela concessão, Energisa.
A empresa garante que o preço pago no mês de maio não foi reajustado. Conforme a Energisa, o último reajuste aconteceu em julho de 2016 e o próximo ocorrerá em julho de 2017.
Orientação
Devido às reclamações dos valores das faturas do último mês, a Energisa passou orientações para que o consumidor esteja atento a alguns fatores que podem ter impactado no valor total da conta. De acordo com a empresa, é importante observar a variação de consumo, já que o período chuvoso e o início da estiagem impacta diretamente na variação do consumo de energia elétrica.
Outra informação da Energisa é que, somente em abril, a tarifa foi reduzida em 9,85%, devido a revisão de valores pagos a mais pelo consumidor no ano passado. O desconto não é mais válido para as faturas posteriores. Também está em em vigor, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a bandeira tarifária vermelha, com custo de R$ 3,00 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos, ou seja, R$ 0,03 a cada quilowatts-hora.
(JORNAL DO TOCANTINS)