Começa o período de renovação de matrículas nas escolas da rede estadual do Tocantins

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018 às 16:22
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O prazo para renovação de matrículas segue até o dia 2 de janeiro. – Foto: Divulgação

PALMAS – Começou nesta quarta-feira (26), e segue até o dia 2 de janeiro de 2019, o período de renovação de matrículas na Rede Estadual de Ensino do Tocantins. Para a renovação de matrículas, os responsáveis deverão se dirigir até a unidade escolar na qual o estudante está matriculado, no prazo estabelecido, e fazer a solicitação.

Alunos da rede estadual e municipal que ingressarão em uma série/ano/período cuja escola na qual estão matriculados não oferta a continuidade dos estudos, passarão pelo processo chamado Transferência Automática.  Conforme o cronograma, no caso dos alunos da rede estadual, a Transferência Automática será realizada no dia 2 de janeiro. Os dias 3 e 4 de janeiro serão destinados à confirmação de matrícula desses estudantes.

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Já para os alunos oriundos da rede municipal de ensino, a transferência automática para rede estadual ocorrerá entre os dias 7 e 9 de janeiro. A confirmação de matrícula destes estudantes na rede estadual ocorrerá nos dias 10 e 11 de janeiro. Neste caso, a Seduc e as Diretorias Regionais de Educação (DREs) serão responsáveis pelo cadastro de matrícula e mapeamento das escolas municipais e estaduais que participarão do processo.

A Transferência Automática se dará aos alunos aprovados das turmas e a unidade escolar de origem encaminhará os alunos via Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE) para a unidade de destino.  Os responsáveis pelos estudantes devem ficar atentos aos prazos para a confirmação das matrículas para garantir a vaga. Os alunos que não quiserem estudar na escola garantida pela Transferência Automática poderão solicitar vaga na unidade de ensino de sua preferência no período de matrícula dos alunos novatos.

Já os estudantes novatos deverão solicitar suas vagas de matrículas no período de 14 a 16 de janeiro de 2019. Considera-se aluno novato aquele que é oriundo de escola federal, municipal, particular ou vindo de outro estado, e aquele vindo de unidade da rede estadual localizada em outro município. Dentre os critérios para alocação do aluno novato na sua primeira opção, terão prioridade os estudantes com deficiência, em seguida aqueles que têm irmão já matriculado na escola solicitada. A confirmação de matrícula dos novatos se dará nos dias 17 e 18 de janeiro.

Com um sistema informatizado, o processo de solicitação de matrícula de novatos poderá ser feito pelo site da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). No período de 14 a 16 de janeiro será disponibilizado um formulário na página da Secretaria, que deverá ser preenchido pelos alunos/responsáveis que pleiteiam a vaga. Além do site, a vaga poderá ser solicitada pelo telefone 0800-635050.

Após a solicitação de vaga, o aluno novato deve comparecer, entre os dias 17 e 18 de janeiro, à unidade escolar informada, com o número do protocolo recebido no ato da solicitação, a fim de efetivar a matrícula.

Veja o cronograma da Seduc:

26/12 a 02/01 – Rematrícula dos alunos da Rede Estadual

02/01 – Transferência Automática da Rede Estadual

03 e 04/01 – Confirmação dos alunos da Transferência Automática da Rede Estadual

07a 09/01 – Transferência Automática da Rede Municipal para a Rede Estadual

10 a 11/01 – Confirmação de matrícula dos alunos oriundos da Rede Municipal

14 a 16/01 – Solicitação de matrículas dos alunos novatos

17 a 18/01 – Confirmação de matrícula dos alunos novatos. (Redação Voz do Bico, com informações da Seduc)

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