MST ocupa sede do INCRA em Araguatins para exigir o assentamento das famílias Sem Terra acampadas na região do Bico do Papagaio

terça-feira, 9 de maio de 2017 às 15:28
295 Visualizações

O Movimento Sem Terra no Estado do Tocantins, realizou nesta manhã do dia 09 de maio de 2017, a ocupação da sede do INCRA em Araguatins para exigir do órgão o assentamento das famílias Sem Terra acampadas no Acampamento Carlos Marighela-Araguatins, Padre Josimo-Carrasco Bonito, Estrela de Daví- São Bento e Paulo Freire – Projeto Sampaio-Sampaio além de assentamentos que se encontram precarizados em função da desatenção do INCRA.

Publicidade

Parte dessas famílias acampadas estão completando quase cinco anos acampadas à espera da terra que não sai e os assentamentos estão em sua grande maioria sem atenção e apoio do INCRA. Líderes do movimento alegam que o governo Federal e Estadual promove mega eventos (AGROTINS) “dando ênfase exclusivamente para o agronegócio enquanto que agricultura camponesa/familiar, sob tudo as famílias Sem Terra estão ficando cada vez mais à margem da margem das politicas dos governamentais”. Eles dizem ainda que “neste contexto se insere a nossa luta, ação de protesto e ao mesmo tempo reivindicação para que o INCRA nos dê uma resposta rapidamente”.

Eles denunciam que o INCRA, a principio, sinaliza com ameaças de reintegração de posse, mais um ato considerado pelo líderes do movimento como “criminalização contra as famílias camponesas, oferecendo assim, um tipo de resistência que para o MST compreende-se como forma de fugir de seu compromisso e dever”.

Veja na íntegra a pauta do MST para região do Bico do Papagaio

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Tocantins vem através desta solicitar junto ao INCRASR-26, reavaliação da pauta de reivindicação solicitada pelo movimento sem terra, a partir do dia 13 de outubro de 2015, onde na ocasião o INCRA regional e o INCRA Nacional não conseguiram nos dá uma reposta satisfatória sob os resultados dos processo de desapropriações das áreas destinadas para assentamentos das famílias acampadas na região do Bico do Papagaio.

  • Acampamento Carlos Marighella em Araguatins, acampamento Padre Josimo em Carrasco Bonito, acampamento Paulo Freire em Sampaio-TO e acampamento Estrela de Daví em São Bento.
  • Destinação dos lotes de retomadas dos assentamentos da região do Bico do Papagaio, sobre tudo os lotes do PA. Cupim e os lotes ocupados po empresários e políticos da região, entre outros lotes de assentamentos localizados na região para assentarmos as famílias acampadas do MST.
ocupantes do MST no interior da sede da entidade
-- Publicidade --

Comentários no Facebook