Pesquisa Fieto: Mauro Carlesse vence no primeiro turno com 54% dos votos válidos

sexta-feira, 5 de outubro de 2018 às 15:14
75 Visualizações
Arte: Divulgação / Fieto

PALMAS – A Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto) divulgou, nesta sexta-feira (5), a 3ª rodada da pesquisa de intenção de votos nas eleições ao Governo do Tocantins. No levantamento espontâneo, quando o pesquisador não diz os nomes dos candidatos, Mauro Carlesse (PHS) tem 40%, Carlos Amastha (PSB), 25%, e Márlon Reis (Rede), 8%. César Simoni (PSL) pontua 1% e Bernadete Aparecida (PSOL), 0%. Considerando apenas os votos válidos, Carlesse vence no primeiro turno com 54% contra 34% de Amastha.

Na pesquisa estimulada, que é quando o pesquisador diz o nome dos candidatos ao entrevistado, Carlesse aparece 46% das intenções de voto contra 27% de Amastha e 8% de Márlon Reis. Simoni e Bernadete pontuam 1% cada. Segundo a pesquisa, a pesquisa, o candidato Amastha é o mais rejeitado com 13%, seguido de Carlesse, 10%, Márlon Reis (9%), Bernadete (8%) e Simoni (7%).

Publicidade

As entrevistas foram realizadas de 1º a 3 de outubro em 39 municípios com margem de confiança de 95% e erro máximo estimado em 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número TO-00049/2018.

Foram entrevistados 1.000 eleitores dos municípios tocantinenses de Almas, Alvorada, Araguaçu, Araguaína, Araguatins, Arapoema, Arraias, Augustinópolis, Axixá, Buriti, Campos Lindos, Colinas, Cristalândia, Dianópolis, Dois Irmãos, Esperantina, Filadélfia, Formoso do Araguaia, Goiatins, Guaraí, Gurupi, Itacajá, Itaguatins, Lagoa da Confusão, Miracema, Miranorte, Monte do Carmo, Palmas, Palmeirópolis, Paraíso, Pium, Ponte Alta, Porto Nacional, Praia Norte, Santa Fé do Araguaia, Taguatinga, Tocantínia, Tocantinópolis e Xambioá.

-- Publicidade --