Prefeitura de Axixá realiza projeto Mais Saúde na Zona Rural no povoado Santa Juliana

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019 às 15:22
Foto: Elves Felipe

Redação Voz do Bico 

AXIXÁ – A Prefeitura de Axixá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (14) a primeira edição do Projeto Mais Saúde na Zona Rural. A ação foi realizada no Projeto de Assentamento Santa Juliana, nas dependências da escola municipal da comunidade. O projeto ofereceu atendimentos com médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionais, fisioterapeuta, educador físico e assistentes sociais.

Publicidade

“A importância desse projeto é prevenir o adoecimento da população. E nós escolhemos a zona rural porque é o local menos assistido na saúde. Estamos iniciando no povoado Santa Juliana porque é a comunidade mais distante de atendimento”, disse a secretária de Saúde, Laís Milhomem Casimiro.

Conforme a secretária, durante o evento também foi ações de prevenção da hanseníase, pois a cidade tem altos índices da doença. “Em Axixá os índices de hanseníase são altíssimos, por isso a gente tá indo nas comunidades para justamente prevenir e tratar esse paciente que tá com a doença incubada”, destacou.

Durante o Mais Saúde na Zona Rural também foram realizados testes rápidos de Sífilis, Hepatite C e HIV, entrega de medicamentos para tratamentos de hipertensão, diabéticos e vacinas, além de palestras sobre educação alimentar e saúde bucal, aplicação de flúor e distribuição de kit se saúde bucal para crianças.

Luís Soares de Almeida, morador da comunidade de Santa Juliana, levou toda a família para receber atendimento e elogiou o projeto. “Esse projeto é muito importante para nós da comunidade, pois onde moramos é longe da cidade e pra gente fazer uma consulta é muito difícil. Toda a minha família veio buscar atendimento porque é uma oportunidade para todos da comunidade”, disse.

Segundo a secretária de Saúde, a meta do projeto é atender toda a comunidade rural do município. “Esse projeto dar mais praticidade aos moradores da zona rural, pois para realizar uma consulta eles têm que agendar tornando mais difícil o acesso à saúde. Vamos levar esse projeto pra todas as comunidades rurais de Axixá. A previsão é que ele seja realizado duas vezes por mês”, finalizou Laís Milhomem Casimiro.

-- Publicidade --

Comentários no Facebook